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6 Dicas para Melhorar os Resultados do Laboratório nas Redes Sociais




O isolamento social obrigou os laboratórios a procurarem uma nova forma de se relacionar com os pacientes: por meio das mídias sociais. Com o aumento de tráfego nos aplicativos, o marketing digital se tornou uma das alternativas mais econômicas e eficazes neste momento. Porém, um dos grandes desafios de marketing para os laboratórios é conseguir estar próximo e de forma relevante para os clientes, até mesmo quando eles não estão procurando os serviços do laboratório.


Como o objetivo principal das redes sociais é servir de entretenimento, divulgar exames e serviços relacionados à área da saúde pode não ser uma tarefa tão simples. No entanto, é possível aderir a algumas práticas para obter mais visibilidade e engajamento do público.


Qual mídia social escolher?


Com o distanciamento imposto pela pandemia, as mídias sociais se transformaram em um dos principais meios de relacionamento entre empresa e cliente. Mas esse universo, que é muito dinâmico, está em constante mutabilidade por causa do desenvolvimento de novas funcionalidades, algoritmos e regras, que tanto podem ser úteis para os negócios, quanto prejudiciais, se não usados de maneira correta.


Definir qual rede social utilizar para manter esse relacionamento com o público pode não ser fácil, portanto, é importante que o laboratório faça um estudo para descobrir qual rede social lhe dará mais visibilidade (quantas pessoas verão o post), qual trará mais engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) e, por fim, qual resultará em mais vendas (qual rede trará mais clientes de fato para o laboratório).


Em certas regiões, é possível que o Facebook traga mais retorno, se comparado a outras redes. Entretanto, dependendo do público e do conteúdo divulgado, o Instagram pode ser extremamente útil. Por isso, é preciso entender que cada rede social tem uma finalidade, e descobrir em qual mídia o público-alvo do laboratório está inserido. O Facebook, por exemplo, é uma rede social para relações familiares e de amigos. Dentro dele, descobrimos o que nossos entes queridos estão falando, pensando e fazendo. Já o Instagram é uma rede social mais lúdica e descontraída, que incentiva a postagem de fotos de viagens, de pratos típicos e de pessoas em comemorações.


Escolhida a mídia social para divulgação dos seus serviços, é importante levar em consideração algumas estratégias para melhorar os resultados do laboratório nas redes sociais. Continue lendo a pauta e descubra quais são!



Como melhorar os resultados nas redes sociais



1) Seja ponderado: não exagere na quantidade de publicações


Não há nada mais desagradável do que receber várias postagens de uma única empresa no mesmo dia. Postar mais de três vezes por semana nas redes sociais pode ser mais prejudicial do que benéfico para a visibilidade do laboratório, pois, além de poluir a timeline do paciente, que deseja ver outros conteúdos de seu interesse, pode fazer com que ele deixe de seguir a página, causando o efeito contrário ao desejado.



2) Faça postagens relevantes


Publique conteúdos de interesse do cliente. Embora seja importante fazer postagens institucionais, falar apenas de questões pertinentes ao laboratório, sem se importar com o que o cliente pensa, diminui as chances de o usuário interagir com as publicações do laboratório. Além de considerar a relevância das postagens, evite também conteúdo técnico demais: prefira utilizar palavras e explicações que sejam compreensíveis do ponto de vista do paciente.



3) Complete sua página com as devidas informações


Localização, horário de funcionamento, site, e-mail, telefone... Tudo o que você puder preencher de informações na sua página, faça-o, pois grande parte dos usuários está usando as redes sociais para buscar informações de contato. Além disso, quando o laboratório não tem site (ou possui um site defasado), o próprio Google lista nos resultados de busca a página (rede social) do laboratório como referência de contato. Diante disso, que tal fixar publicações importantes, como comunicados e dúvidas frequentes, em sua página, para facilitar a busca do cliente por informações do seu laboratório?



4) Utilize imagens claras e objetivas


Como o próprio ditado diz: “às vezes, menos é mais”. Sendo assim, seja simples e direto em suas postagens. Escolha uma imagem boa e que passe a ideia principal da divulgação do post, evitando colocar muito texto ou muitas informações sobre ela. Posts poluídos são “punidos” pelas redes sociais, que tendem a minimizar sua visibilidade para o público.



5) Responda aos comentários e às mensagens


Não deixe seu cliente sem resposta! As páginas que respondem aos comentários e às mensagens do seu público tendem a conseguir um número maior de seguidores, que sempre retornam para fazer mais comentários em troca da atenção e do prestígio do laboratório. Afinal, quem não gosta de ser percebido e receber uma resposta pela marca que tem preferência?


No caso do Facebook, quanto mais comentários e curtidas, mais vezes o post aparecerá na timeline de familiares e amigos dos pacientes. Por isso, procure interagir sempre que possível com seu público ou seguidores de sua página.



6) Use as hashtags no Instagram

O Instagram funciona muito bem com o uso de hashtags (#) no post. Por isso, na legenda, utilize as hashtags relacionadas com o conteúdo que está sendo publicado, bem como o nome da cidade do laboratório. Muitos pacientes usam as hashtags para procurar conteúdos de seu interesse, tais como: #saúde #bemestar #terceiraidade #qualidade #vida #longevidade.


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