Crescer é o sonho e a meta de todo gestor, mas às vezes alguns desafios do cotidiano do laboratório são vistos como empecilhos para esse objetivo, quando na verdade são sinais de que chegou a hora para vôos mais altos. Reduzir custos, enxugar o orçamento e otimizar processos são preocupações que podem estar tomando toda sua atenção, e impedindo que perceba o que essas questões realmente apontam; o fato de que sua atual estrutura é como uma “roupa” que já ficou muito apertada. É hora de aumentar o número do manequim, ou seja, expandir e investir para atingir novos públicos. Parece contraditório? Então acompanhe:
1. Quando a agilidade do atendimento está caindo
Por incrível que pareça, isso pode significar apenas que você de certa forma já cresceu, e não percebeu! Se os clientes enfrentam fila ou espera para serem atendidos, se há muitos exames represados, e a liberação é demorada, isso é sinal de que você já poderia expandir a área técnica, investir em equipamentos maiores e com mais capacidade de produção, permitindo-se deixar de terceirizar e passar a internalizar a rotina. Igualmente, quando você sente que os processos atuais, mais “artesanais”, não estão dando conta, é momento de investir para profissionalizar e padronizar, minimizando assim o erro. Do contrário, este é um limiar perigoso, pois não agir pode resultar em reversão de resultados já conquistados. Em outras palavras, em perda de clientes.
2.Quando há demandas reprimidas por parcerias
Clínicas, convênios, parceria com empresas, a todo o momento seu laboratório é procurado com recorrência para fazer exames em parceria, mas você teme não dar conta e declina dos convites. Isso aponta para o fato de que o laboratório já está trabalhando com toda sua capacidade produtiva, e consequentemente seria o momento não de limitar mas de ampliar essa capacidade. Essa seria uma alternativa mais empreendedora do que simplesmente deixar de atender convênios ou de fazer parcerias para continuar confortável dentro do esquema já existente - a tal “roupa apertada”.
3. Quando há demanda reprimida por novos serviços
Ignorar quando os clientes começam a pedir por novos serviços, como coleta domiciliar, aplicação de vacinas, atendimentos automatizados, etc…, é uma péssima estratégia. Perceba que esses fatos são o próprio mercado entregando de bandeja as informações sobre qual caminho seguir, e você os está traduzindo como restrições com as quais se conformar… Novamente, o risco de regredir é um perigo real, perdendo espaço para a concorrência.
4. Quando há indícios ou solicitação direta pela abertura de novos postos de coleta
De repente você percebe que há muitos clientes de outras cidades ou regiões mais distantes frequentando o laboratório, e até mesmo os profissionais solicitantes lhe abordam diretamente sugerindo que abra novas unidades. Esse sinal não pode ser desprezado. Há um nicho a ser ocupado. Mas é bom estudar todas as possibilidades antes, para garantir que realmente essa demanda existe e que não será um dinheiro gasto em vão. Confira as dicas em duas pautas do Aceleralab sobre o assunto clicando nos links "O que considerar ao abrir um posto de coleta" e "Pensando em abrir um posto de coleta?"
5. Quando seu equipamento está acumulando capacidade produtiva ociosa
Isto não é um sinal, é praticamente um grito de alerta! Como gestor, você investiu num parque tecnológico e está conduzindo bem a demanda. E ainda assim, os equipamentos e a equipe estão com significativa capacidade ociosa… Esta é sua deixa para procurar novas oportunidades de aumentar o volume de exames, remetendo exatamente aos tópicos acima: atenda demandas reprimidas, aceite novas parcerias, implemente novos serviços, estude ampliar sua área de atendimento com um novo posto de coleta.
6. Quando você não consegue mais administrar sozinho
Todo gestor é um pouco ciumento de seu empreendimento e delegar não é um movimento fácil. Mas se você vem sentindo que não consegue mais controlar tudo sozinho, nem mesmo acompanhar detalhadamente os resultados e movimentos ou gerir a política interna de condutas e relacionamentos, parece que você já está atingindo um patamar corporativo. Crie e dissemine entre seu pessoal, para que eles possam saber intuitivamente como se conduzir, uma cultura corporativa - ou seja, consolide e comunique à sua equipe um conjunto de normas, valores e atitudes que representem o “espírito” da empresa - e siga para o segundo passo: hora de estabelecer parcerias e sociedades!
7. Quando seu faturamento é sólido e estável
Este na verdade é o principal sinal verde para seguir adiante. Você dominou as turbulências, equilibrou o caixa e consolidou seu público. Ficar parado é um risco; pois a concorrência é grande e se não agir, a única tendência é a de perder terreno. Já pelo contrário, se tem o lastro necessário para ousar, este é o momento certo para começar a procurar novas oportunidades de negócios. Mas não esqueça que crescer é um movimento que o gestor deve fazer com calma, pesando sempre os impactos que isso vai trazer a uma rotina que já funciona bem. Mantendo a qualidade, porém, o receio não deve impedir o trilhar de novos caminhos.
O Aceleralab se orgulha de ser a principal agência de marketing voltada ao segmento das análises clínicas, focada em trazer sempre mais conhecimento especializado que apoie os gestores dos laboratórios em sua trajetória de crescimento. Se você gostou desta matéria e já identificou alguns sinais que apontam para sua oportunidade de evoluir, não deixe de nos seguir para mais informação de qualidade destinada diretamente ao seu empreendimento!
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