Como e por que incluir ações beneficentes no âmbito da gestão do laboratório? A resposta pode parecer evidente - afinal, solidariedade não precisa de maiores justificativas além do desejo de melhorar a sociedade como um todo - porém existem muitas outras razões para essa atitude, todas elas altamente positivas para o empreendimento, sem mencionar a dimensão humana.
Para começar, o engajamento numa ação beneficente promove integração e senso de pertencimento entre a equipe. Funcionários envolvidos em eventos solidários sentem-se orgulhosos de sua cultura empresarial, o que pode resultar num aumento da produtividade e na redução do turnover, e as atividades em grupo atuam fortalecendo a comunicação e a cooperação entre os colaboradores, um ânimo que se estenderá às atividades de trabalho rotineiras também, amaciando possíveis arestas entre setores e facilitando o encadeamento dos processos dentro do laboratório. Pode ser até que nessas ações sejam reveladas habilidades estratégicas e vocações de liderança, quem sabe? Lembre-se, no entanto, que trabalho voluntário é… voluntário! Ele não deve ser imposto aos colaboradores, sob pena de ter efeito contrário, criando uma atmosfera negativa.
Além dos efeitos positivos sobre a equipe, empresas que demonstram preocupação social, ainda que esse não seja seu objetivo principal ao se envolverem em tais ações, acabam desfrutando de uma imagem muito mais simpática perante o público, influenciando inclusive em situações onde o cliente deve optar por você ou o concorrente. É bem possível que ele opte por você, simplesmente por entender que dessa forma está contribuindo também, mesmo que indiretamente, para as mesmas causas com as quais sua empresa se solidariza.
Para se ter uma ideia, estudo realizado em 2018 pela consultoria de marcas Edelman Brand, apontou que 69% dos consumidores, num universo de mil entrevistados, confessam comprar por convicção, isto é, afirmaram que “o posicionamento de uma marca em determinadas ações pode definir a compra de um produto ou serviço”. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão baseados nas respostas à pergunta “Você escolhe, troca, evita ou boicota uma marca com base no posicionamento sobre questões da sociedade?” Daí se pode compreender como é importante não apenas definir seu engajamento social, mas torná-lo conhecido do público.
Finalmente, é inegável que a consciência de responsabilidade social das empresas veio para ficar. Atualmente, já não se espera que a administração pública faça tudo e resolva todos os problemas, sem interferência da sociedade civil, e o fenômenos das ONGs e dos voluntariados está aí há décadas para provar. A ação da classe empresarial em prol da melhoria da sociedade é marcante e irreversível, contribuindo inclusive para criar as condições de saúde econômica sem as quais fica difícil apostar numa economia de livre iniciativa.
Mas, que ações beneficentes são essas, e como implementá-las?
Pequenas mobilizações pontuais são altamente eficazes, por exemplo, disponibilizar um posto de coleta para doações em dinheiro ou gêneros para uma entidade assistencial, como uma creche para crianças carentes ou um abrigo de idosos. Basta posicionar, por exemplo, uma caixa coletora no balcão da recepção ou outro local que considere adequado, com material informativo sobre o beneficiário da campanha e instruções de como participar. Datas pontuais como o Natal ou o Dia da Criança são particularmente oportunas e você pode estimular seus colaboradores a idealizar eles próprios uma campanha, seja de coleta de presentes para os pequenos, ou visitas a hospitais infantis levando kits de lembrancinhas.
Enquanto gestor da área da saúde, você está numa posição privilegiada para implementar várias ações de grande impacto social, tais como palestras sobre temas de saúde pública disponibilizadas a pedido de comunidades e entidades assistenciais, e mesmo, com um pouco mais de investimento ou apoio de patrocinadores, mutirões de exames como preventivo do câncer ginecológico, aferição da pressão e glicemia ou distribuição de material impresso sobre saúde preventiva. São intervenções pontuais porém marcantes, que vão vincular sua marca à nova postura do segmento empresarial, não mais alheio à realidade social.
Quanto a divulgar essas ações e eventos, esse é um ponto delicado porém perfeitamente administrável. É claro que você não quer dar uma impressão de artificialidade e premeditação quanto ao bom retorno dessas ações, mas não há nada de errado em receber o reconhecimento por suas iniciativas. Muitas delas, inclusive, dependem, para seu sucesso, de uma correta divulgação através das redes sociais do laboratório, e com certeza você encontrará o tom certo para essa comunicação. Mas se restar dúvida, fala com a gente aqui. O Aceleralab tem a expertise exata para tratar de qualquer matéria de divulgação, garantindo que você mandará sua mensagem com o máximo de adesão e receptividade. Gostou? Então, mãos à obra!
Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab
A agência Acelera Marketing é especializada em resultados na área de laboratórios, com soluções de comunicação e marketing que se adaptam a realidade de cada região. Tenha acesso as melhores estratégias de marketing para laboratórios com quem é especialista no assunto.
Confira algumas possibilidades de trabalho:
- Sites;
- Redes Sociais;
- Consultoria Estratégica de Marketing;
- Mídias off-line;
- Branding e Gestão de Marca;
- Treinamentos e Palestras on-line exclusivas, e muito mais!
Potencialize sua visibilidade e alcance novos pacientes.
Conheça mais sobre nossos produtos clicando no botão abaixo!
Comments