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Chatbot para Whatsapp: Uma grande tendência de Marketing para 2022



Se existe algo que promete ganhar ainda mais destaque em 2022, é a implementação de chatbots nos apps de troca de mensagens com o objetivo de automatizar e escalar os processos do laboratório. Isso ocorre porque, somente no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários ativos só no whatsapp!


Segundo um levantamento realizado ainda em 2019 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, 79% deste público usam o whatsapp como principal fonte de informação, o que torna imprescindível a presença participação mais ativa do laboratório na construção de um canal de comunicação dinâmico e que possa suprir a demanda por atendimento online que tenderá somente a aumentar.


Na pauta de hoje, entenda os benefícios de seguir essa tendência e se implementar um chatbot no seu whatsapp para 2022!


Acabando com a longa espera


O laboratório investe um valor considerável em marketing para atingir novos públicos e aumentar a receita de faturamento mensal. Após um tempo, as campanhas começam a funcionar e o atendimento passa a receber mais ligações e mensagens por whatsapp.


No entanto, o usuário envia uma mensagem para o laboratório no começo da manhã e só recebe uma resposta 4 horas depois. Se essa é uma situação comum para a sua realidade, atenção: você pode estar perdendo clientes.


Os clientes não gostam de esperar muito tempo por uma resposta, principalmente se estão com alguma urgência, como é o caso da suspeita da COVID-19 ou com o exame de gravidez. Um exemplo de como o mundo está se tornando acelerado e que as empresas devem se adaptar a isso, é o fato de que muitas empresas do segmento de compras on-line estão enxugando seus prazos de entrega. A Amazon, por exemplo, consegue fazer entregas em até 24h. Se as pessoas estão se acostumando a receber encomendas em até 1 dia, como podem esperar 4h pela resposta de um laboratório? Durante esse período de espera, você já pode ter perdido o cliente para um concorrente mais rápido.


Por isso, o chatbot pode ser uma boa saída para trazer uma resposta mais rápida para os clientes mais ansiosos. Mesmo que, eventualmente, a interação com o bot não resolva o problema final do cliente de imediato, o benefício percebido de receber um retorno da tecnologia é maior do que ficar esperando sem nenhum tipo de resposta.


Escalabilidade e agilidade para serviços mais simples


Às vezes, grande parte do volume de dúvidas dos clientes são muito simples e costumam ser repetitivas, o que permite a automatização dessas respostas padronizáveis e a escalabilidade no atendimento.


O gestor pode implementar um sistema de respostas com as perguntas mais simples, contendo informações como horário de funcionamento, localização, instruções de coleta para os exames mais realizados e formas alternativas de entrar em contato com o laboratório.


Isso oportuniza um retorno mais rápido para clientes com dúvidas mais simples.


Automatização na entrega dos laudos por whatsapp


Mesmo tendo o acesso online ao resultado, via site, quanto tempo você ainda perde enviando laudos via whatsapp para clientes que solicitam? Esse problema já é resolvido por ferramentas desenhadas para atender especificamente a rotina do laboratório, como é o caso do Chatlab, do UNILAB.


Segundo Atilei Oliveira, Diretor comercial da Uniware, “com o Chatlab, é possível facilitar ou até mesmo automatizar o envio do laudo via whatsapp, garantindo sigilo e total segurança dos dados do paciente, que só conseguem acessar os resultados a partir de informações disponíveis no comprovante de coleta. Isso evita fraudes ao mesmo tempo que facilita o trabalho da gestão do laboratório, já estando de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados”.


Maior disponibilidade para o cliente


Outro grande fator positivo para a implementação dos chatbots, é o aumento da disponibilidade do laboratório para o paciente. Enquanto o atendente da recepção só está disponível para o cliente em horário comercial, os chatbots podem funcionar 24h por dia respondendo dúvidas e enviando laudos.


Mesmo que a resposta definitiva para um problema mais complexo só venha no outro dia, esse diferencial pode reduzir a ansiedade do cliente e segurá-lo por mais tempo antes que envie a mensagem para outro laboratório.


Mudança inevitável


De acordo com uma estimativa da Gartner Group, uma grande empresa de consultoria, até 2020, 70% das interações da empresa com o cliente envolvem tecnologias como os chatbots. Portanto, a mudança é inevitável e cabe ao laboratório começá-la o quanto antes, de preferência, antes mesmo da concorrência.


Mas nós sabemos que implementar uma nova tecnologia desse porte pode causar alguns transtornos iniciais, por isso abordaremos em uma pauta no próximo mês como tornar a tecnologia dos chatbots mais humanas e aderentes ao público do laboratório.


Enquanto isso, que tal aproveitar para conhecer o Chatlab e já começar o ano de 2022 oferecendo essa inovação para seus clientes?


Essa ferramenta foi criada para facilitar o atendimento digital dos laboratórios de análises clínicas. Além dos benefícios salientados acima, no aplicativo web é possível unificar o atendimento de todas unidades em um mesmo número de whatsapp, controlar a qualidade do atendimento de cada atendente, e muitas outras funcionalidades.


Não deixe mais seus clientes esperando! Entre em contato agora por whatsapp clicando aqui ou preencha o formulário de contato clicando aqui.


Agora, se você ainda não entende a importância do Atendimento Digital, ou não se convenceu de que precisa melhorar a experiência dos seus pacientes, baixe o ebook gratuito “GESTÃO DO ATENDIMENTO: Entenda a importância do Atendimento Digital” disponibilizado pela uniware, clicando aqui.


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