Presentear clientes, médicos, parceiros e até mesmo colaboradores com alguma lembrancinha em datas especiais é uma prática que vem se tornando cada vez mais recorrente. Além de causar uma boa impressão em quem vai receber o presente, alguns brindes servem para disseminar a marca para outras pessoas que ainda não conhecem o laboratório.
No entanto, quando essa estratégia não é bem pensada ou aplicada de maneira correta, pode trazer mais malefícios do que benefícios para a marca, como é o caso de oferecer um brinde de menor qualidade que os seus concorrentes vem ofertando ou presentear um parceiro estratégico do laboratório com algo que não servirá para ele e acabará sendo passado adiante.
Veja, na pauta de hoje, como escolher melhor os brindes para o seu laboratório!
Tenha sempre um objetivo em mente
Todas as estratégias de marca devem ter um objetivo, incluindo a entrega de brindes. Oferecer um brinde sem um motivo específico pode não gerar nenhum tipo de ganho estratégico e acabar simplesmente onerando sem necessidade o caixa do laboratório ou, em casos extremos, até mesmo causar uma impressão negativa em quem recebeu o presente.
Na hora de pensar em presentear alguém com um brinde do laboratório, tenha um objetivo em mente! O brinde pode servir para:
Apresentar o laboratório para clientes novos, como uma caneta ou um bombom com uma tag com a logo;
Fidelizar, como é o caso de um desjejum caprichado;
Fazer com que a marca circule pelo mercado, como uma blusa, uma sacola ou uma máscara diferente;
Como um gesto de agradecimento, para entregar a alguém que ajuda o seu laboratório de alguma maneira;
Conscientizar os clientes, como acontece com as campanhas do outubro rosa e novembro azul;
Se mostrar presente no mercado, como são os brindes para profissionais prescritores da saúde;
Causar uma impressão de pertencimento em colaboradores, como vemos em festas de final de ano da empresa;
Criar um objeto de desejo, como uma sacola térmica ou uma marmita diferenciada.
Conheça o público a ser presenteado
Os maiores erros relacionados a entrega de brindes estão diretamente vinculados com esse item. Se o gestor não conhece o público-alvo a ser beneficiado pela estratégia de brindes, como saber se a ação terá o resultado esperado? Como saber qual brinde causará um melhor ou um pior impacto?
Se você atende clientes com um maior poder aquisitivo, pode ser que brindes com acabamentos mais simples e econômicos não causem nenhum tipo de estímulo. Já quando você investe mais do que o necessário em um brinde para um público que já ficaria satisfeito com algo mais acessível, pode gerar gastos expressivos sem necessidade.
Outro erro é escolher brindes que não sejam nem um pouco aderentes ao público-alvo ou que outros concorrentes estejam fazendo livre oferta, problema que costumamos ver com mais frequência em estratégias relacionadas à médicos. O gestor investe em um produto de boa qualidade que acaba sendo descartado ou passado adiante.
Escolha brindes que comuniquem com sua marca
Para não criar uma impressão errada do seu laboratório, procure brindes que estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa. Se o seu objetivo é ajudar os clientes a cuidar da saúde, por exemplo, evite oferecer alimentos muito gordurosos no desjejum em datas comemorativas. O mesmo pode acontecer com um porta-cerveja, que pode ser um brinde muito legal, mas que acaba estimulando um vício que pode fazer mal para a saúde do cliente.
Quando você entrega um brinde, está passando uma mensagem para o cliente. Por isso, a coerência entre os valores do laboratório e o que está sendo presenteado é a base de uma estratégia de brindes de sucesso.
Tenha um orçamento para o projeto
A melhor maneira de minimizar os impactos de uma estratégia de brindes no fluxo de caixa do laboratório, é estipulando um orçamento anual para esse tipo de ação. Já preveja com antecedência em quais datas você pretende investir e qual é o orçamento total para cada campanha.
Quando compramos brindes com antecedência, podemos pesquisar diferentes opções com vários fornecedores, o que aumenta as chances de conseguir preços melhores e itens mais diferenciados.
Não acostume mal o cliente
Laboratórios que oferecem muitos brindes sem objetivos específicos ou para atacar diretamente a concorrência, podem acabar acostumando os clientes a sempre ganharem algo em troca na hora de realizar exames.
Em algum momento, o gestor pode precisar cortar gastos e levar o cliente a pensar que o laboratório não se importa mais com os clientes ou que está passando por dificuldades financeiras.
E você, tem aplicado qual estratégia de brindes para os seus clientes? A gente adora ver os brindes que vocês mandam!
Se quiser que a gente divulgue nas redes sociais os brindes que o seu laboratório, você pode enviar para a sede do nosso blog! Os dados para envio estão abaixo:
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