A digitalização e a informatização foram incorporadas ao cotidiano da maioria das pessoas, tornando praticamente impossível reverter esse processo. Hoje as facilidades oferecidas pelo universo virtual simplificaram nossas rotinas, mas algumas facilidades ainda encontram resistência em serem utilizadas por parte do público, seja por desinformação, apego a antigos hábitos ou por receio do que é relativamente novo. E um desses casos é o acesso online aos laudos dos exames.
Poucas funcionalidades acumulam tantos benefícios e tão poucas desvantagens como essa. Para o laboratório, ela representa economia de tempo de atendimento, e de gastos com papel, impressão, armazenamento, além do evidente impacto ambiental provocado por esse upgrade em relação à forma antiga de disponibilização dos resultados, em cuja conta poderíamos acrescentar até, e não seria exagero, as emissões de carbono implicadas nos deslocamentos dos clientes até o laboratório para a retirada dos documentos. Como informar e naturalizar essa prática entre os clientes? Aqui vão algumas dicas.
Entenda os motivos para o cliente não acessar
O primeiro passo para incentivar o acesso online dos resultados é entender porque ele não está sendo utilizado. Essa informação vai guiá-lo na tarefa de implementar melhor o serviço, então ouça o que o cliente tem a dizer. Quando ele vier ao laboratório para retirar presencialmente os resultados impressos, aproveite para abordá-lo questionando se já conhece a possibilidade da retirada do laudo online. Caso não conheça, apresente o recurso a ele. Se já conhece e não utiliza, descubra o porquê.
Tenha em mente que, por mais que a inclusão digital se dissemine, muitas pessoas ainda terão dificuldade com a tecnologia, ou não terão acesso a uma boa conexão, ou ainda não possuirão aparelhos que facilitem uma boa visualização do resultado. Ou seja, você vai continuar precisando de uma versão impressa de backup.
Explique os benefícios
Os pontos positivos de acessar resultados online podem não estar tão evidentes para os clientes, então comece por listá-los e disponibilizados sempre que for oportuno.
Reforce que os exames estarão disponibilizados no site logo após a liberação do laudo, o que elimina tempo e ansiedade nesse aguardo. Enfatize o conforto de não precisar deslocar-se novamente ao laboratório, e de poder realizar esse acesso esteja onde estiver, e no horário que lhe for mais conveniente, a partir do celular ou do computador. Mencione, que esses exames poderão ser salvos no mesmo momento e encaminhados para o médico se assim desejar, agilizando muito todo processo de diagnóstico e início do tratamento, caso necessário. Fale também da conveniência de não precisar acumular papéis, e é claro, não deixe de demonstrar como tudo isso é bom também para o planeta.
Aproveite todos os passos da jornada do cliente para divulgar o serviço
Às vezes o que é tão evidente para você não é para o cliente. Ele pode precisar que a informação seja repetida mais vezes até internalizá-la. Por isso aproveite os pontos de contato oportunizados pelas postagens nas redes sociais, no site, e também nos contatos presenciais que acontecem na recepção, na coleta e no desjejum, disponibilizando a informação em cartazes claros e atrativos. Mobiliza a equipe também para aumentar o engajamento ao serviço, introduzindo o assunto com o paciente e reforçando suas vantagens. Não se esqueça também de utilizar qualquer canal de comunicação com os prescritores para convidar os médicos que enviam requisições ao seu laboratório a acessar o laudo online, para que o cliente, se desejar, nem precise se envolver com a retirada de resultados.
Facilite a visualização dos dados de acesso
Ao imprimir o comprovante de coleta e antes de entregá-lo ao cliente, utilize marca-texto colorido para salientar os dados de acesso do usuário e assim facilitar sua visualização. É o momento de informá-lo de que os resultados estarão disponíveis na web através daqueles dados e, se for oportuno conforme a conveniência e perfil do cliente, descrever rapidamente as vantagens desse recurso. Algumas pessoas ainda estão menos familiarizadas com as tecnologias digitais e precisam de alguma orientação e reforço nesse processo.
Elabore e divulgue o passo a passo do acesso aos resultados
Pode ser um documento no Word, um vídeo para encaminhar por Whatsapp, ou um destaque no Instagram. Um passo a passo bem didático, num formato portátil, disposto numa apresentação gráfica agradável e fácil de entender, pode ser o elemento que faltava para motivar o cliente a acessar seus resultados de forma mais prática e ágil. Esse passo a passo também pode ficar visível em display na recepção, na sala de coleta, no espaço do desjejum e em todos os locais onde o cliente se detém durante a visita ao laboratório.
Facilite o acesso
Não se arrisque a perder todo o esforço pela adesão dos clientes ao serviço de laudos online negligenciando um detalhe. Garanta que o botão de acesso ao resultado esteja bem visível no seu site, pois o usuário, principalmente os menos familiarizados com tecnologias digitais, pode desistir se achar que o processo não é tão simples.
Dica bônus:
Se você já possui um sistema que está conectado aos bots de whatsapp, cogite usar uma ferramenta de automação de envio de laudos por whatsapp, com o devido consentimento do cliente. Usuários do Unilab já podem integrar de forma simples e rápida, tirando parte do gargalo nos atendimentos digitais!
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