Um dos grandes desafios de marketing para os laboratórios é conseguir um grande número de seguidores interativos nas redes sociais. Como a rede tem como objetivo o entretenimento, os posicionamentos políticos e as notícias, não é tão simples concorrer com tais assuntos ao divulgar serviços relacionados à área da saúde. Ainda assim, é possível aderir a algumas práticas para obter mais visibilidade e engajamento do público.
Qual mídia social escolher?
O universo das mídias sociais é muito dinâmico e está em constante mutabilidade, algo que resulta do desenvolvimento de novas funcionalidades, algoritmos e regras, que tanto podem ser úteis para os negócios como prejudiciais, se não usadas de maneira correta. Não é simples definir qual rede social usar para promover uma empresa, portanto, é importante que o laboratório faça um estudo para descobrir qual rede lhe dá mais visibilidade (quantas pessoas veem a postagem), qual permite ter mais engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) e, por fim, qual resulta em mais conversão em pacientes (qual dessas redes sociais consegue trazer mais clientes para o laboratório).
Em certas regiões, o facebook pode trazer mais retorno. Em outras, dependendo do público e conteúdo divulgado, o instagram pode ser extremamente útil. O importante é entender que cada rede social tem uma finalidade e descobrir, então, aonde o público-alvo do laboratório está inserido. O facebook, por exemplo, é uma rede social para relações familiares e de amizade. Através dessa ferramenta, descobrimos o que nossos entes queridos estão falando, pensando e fazendo. Já o instagram é uma rede social mais lúdica e descontraída, com postagens sobre lugares, viagens, pratos típicos e comemorações.
Como medir os resultados?
A resposta pode parecer simples, mas fazer essa medição leva tempo e requer dedicação do gestor. Para avaliar a visibilidade e o engajamento da empresa, deve-se comparar relatórios das redes sociais. No entanto, para medir a taxa de conversão em vendas, a única saída é fazer uma pesquisa no próprio laboratório, no momento em que o paciente realiza o exame ou na retirada do laudo. Basta questioná-lo com uma pergunta simples (Como conheceu o laboratório?) e oferecer opções de resposta, quando for possível. O importante é registrar essas informações em algum lugar que permita uma análise posterior, como uma planilha de excel.
Cuidado com o whatsapp
Embora seja extremamente prático e tenha se mostrado uma ótima ferramenta de comunicação entre as empresas e seus clientes, o whatsapp precisa ser usado com cuidado na hora de fazer uma divulgação. Por ser também uma ferramenta de uso pessoal, qualquer estratégia de divulgação aplicada, sem o consentimento do cliente, pode prejudicar a imagem do laboratório. Procure responder com celeridade às dúvidas dos clientes, pois o público do whatsapp conta com um retorno imediato, e não envie mensagens promocionais para seus clientes sem permissão, mesmo que seja esporádico. Em hipótese alguma, compre listas de contatos frias e envie mensagem para quem não conhece o laboratório.
Dicas para melhorar os resultados nas redes sociais
Seja ponderado e não exagere na divulgação
Não existe nada mais desagradável do que receber várias divulgações da mesma empresa todo dia. Passar de três postagens por semana nas redes sociais pode ser mais prejudicial do que benéfico para a empresa, pois além de poluir a timeline do paciente, que deseja ver outras coisas além de propagandas sobre o laboratório, pode fazer com que ele deixe de seguir a página, causando um efeito contrário ao desejado.
Seja relevante
Publique coisas que o público gostaria de saber. É importante fazer postagens institucionais, mas falar de questões pertinentes apenas à empresa, sem se importar com a opinião do cliente, diminui a probabilidade de o usuário curtir os conteúdos da página. Nesse meio de comunicação, também não se deve usar conteúdo muito técnico: prefira utilizar palavras e explicações compreensíveis para o cliente/paciente.
Complete as informações das páginas
Localização, horário de funcionamento, site, e-mail, telefone, etc., tudo o que você puder preencher de informações, faça-o. Embora não pareça, os usuários usam as redes sociais para contatar a empresa e, às vezes, quando o laboratório não tem site ou possui um que está muito defasado, até o próprio google lista nos resultados de busca a página do laboratório como referência de contato. Além disso, você pode fixar publicações importantes, como comunicados e dúvidas frequentes.
Evite poluir as imagens
Seja simples e direto, pois como o próprio ditado diz: “às vezes, menos é mais”. Escolha uma boa imagem, que passe a principal ideia de divulgação do post, e evite colocar muito texto ou muitas informações dentro dela. Posts muito poluídos são “punidos” pelas redes sociais, que tendem a minimizar a visibilidade do mesmo para o público.
Responda aos comentários e às mensagens
Jamais deixe seu cliente sem resposta! As páginas que respondem aos comentários e às mensagens tendem a conseguir mais seguidores, que sempre retornam para fazer novos comentários, em troca de atenção e prestígio do laboratório. No caso do facebook, quanto mais comentários e curtidas, mais o post tende a aparecer na timeline de familiares e amigos dos pacientes. Além do mais, quem não gosta de ser percebido e receber uma resposta pela marca que tem preferência?
Use as hashtags no instagram
O instagram funciona muito bem com o uso de hatshtags (#). Por isso, ao fazer um post com os dados de contato da empresa, utilize as hashtags relacionadas com o conteúdo que está sendo publicado, bem como também o nome da cidade do laboratório. Os pacientes usam essas hashtags para procurar conteúdos de seu interesse, por exemplo: #saúde #bemestar #terceiraidade #qualidade #vida #longevidade.
Impulsione seus posts
O facebook democratizou a forma de fazer propaganda. Se antes os laboratórios dependiam das mídias tradicionais, como rádio, TV e jornal, a preços nem sempre convidativos, agora, com pouco investimento, é possível impulsionar posts e atingir até mesmo as pessoas que não curtiram a sua página. Mas tenha cuidado! Para isso, deve-se trabalhar bem as ferramentas de público para que o algoritmo funcione a seu favor. Equivocar-se na abrangência que se deseja alcançar pode, inclusive, comprometer a imagem do seu laboratório.
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