top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Divulgando seu Laboratório nas Rádios: Cuidados Necessários



O rádio é um dos meios de comunicação com mais amplitude no país: uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media, em 2018, mostrou que cerca de 86% dos brasileiros escutam rádio, e o consumo médio diário nessa plataforma é de 3 horas e 50 minutos. Isso significa que, embora você tenha trocado o rádio por plataformas de streaming ou por um pen drive com músicas, muito provavelmente o público do seu laboratório ainda está ouvindo o aparelho de rádio.


Em comparação com outras plataformas não conectadas à internet, o custo-benefício do rádio surpreende: enquanto um comercial de televisão possui um custo elevado e permite poucas inserções na grade de programação, o rádio tende a ser mais barato para o anunciante, além de ter mais flexibilidade nas formas de se relacionar com o público. Além de spots (pequenos comerciais e/ou jingles), é possível patrocinar programas e fazer flashes ao vivo do estabelecimento ou evento (estratégia muito usada pelo varejo, para identificar oportunidades “imperdíveis”).


Com tamanha versatilidade da mídia, é fácil cometer alguns erros ao se anunciar um produto ou serviço na rádio. Por isso, na pauta de hoje, trouxemos algumas dicas e reflexões para melhor aproveitamento desse meio de comunicação. Confira!


Escolhendo a voz com cautela


Algumas rádios possuem comunicadores conceituados e com público cativo. Essas vozes tendem a soar melhor aos ouvidos do cliente, uma vez que já é um tom familiar para o ouvinte. Tais vozes podem ser a melhor opção para divulgar seus serviços, isto se a forma de locução não for demasiadamente informal.


Na hora de escolher o locutor, é preciso lembrar que o laboratório é um estabelecimento de saúde, e que a seriedade da empresa deve transparecer na comunicação.


A rádio ideal para divulgar seus serviços


Pode ser que você tenha alguma intolerância com rádios de notícias ou de músicas populares, mas lembre-se que você está fazendo uma comunicação para o seu público, e que ele pode estar em massa nessas plataformas.


Sendo assim, não descarte rádios que você não possui afinidade, pois elas podem ter um retorno mais significativo do que a rádio da sua preferência.


Cuidado com os jargões laboratoriais


A ideia de se fazer presente na rádio é alcançar o maior número de pessoas. Porém, para que isso aconteça, a mensagem transmitida deve ser clara, concisa e reforçar a imagem do laboratório. Por isso, falar usando termos próprios da área, como “sexagem fetal”, por exemplo, pode fazer com que a sua comunicação seja restrita às pessoas que entendem o que o termo significa. Com isso, o objetivo da divulgação deixa de ser atingido.


O uso de jingles


O jingle, uma música feita sob medida e que dura o tempo de um spot, pode ser uma estratégia divertida para fazer o público se lembrar do seu estabelecimento. Feitos com melodias geralmente simples, os jingles são capazes de captar a atenção do ouvinte fixando a marca da empresa por meio de rimas e repetições.


Embora seja um recurso interessante para uma divulgação, essa forma de comunicação pode encarecer o orçamento destinado à publicidade, pois requer a contratação de compositores, autores, estúdio de gravação, além de outros custos para inserções na rádio. O jingle pode ser uma estratégia bem atrativa, mas seu uso requer muita sabedoria e alguns cuidados.


Definindo bem o fechamento da mensagem


A forma como você vai assinar o seu material na rádio precisa ser impactante e deixar uma mensagem a ser lembrada pelo ouvinte. Nesse momento, um bom slogan pode ajudar a reforçar a marca do laboratório, e ainda criar uma identidade sólida para ser usada em outros meios, digitais ou off-line. Sendo assim, evite colocar todas as informações de contato do seu estabelecimento, pois isso, além de dificultar a memorização, pode não causar o impacto necessário.

Para usar qualquer mídia, é preciso entender o que você espera dela. Com o objetivo definido, fica mais fácil criar uma comunicação para o público, e, principalmente, medir o resultado do investimento. A rádio é apenas uma das opções para alcançar o seu público, pois existem muitas outras possibilidades que podem ser consideradas de forma conjunta para ampliar o alcance da sua mensagem.

Você já usa uma emissora de rádio para divulgar os serviços do seu laboratório? Compartilhe conosco sua experiência com esse tipo de mídia!

Comments


bottom of page