O inverno é uma temporada com alta incidência para casos de gripe e pessoas de todas as idades precisam estar atentas aos sintomas. Sabe-se que os sintomas clínicos por infeccções pelo vírus Influenza e pelo Vírus Respiratório Sincicial (sigla RSV em Inglês) são muitos parecidos, dificultando sua diferenciação(1). Testes diagnósticos ainda muito utilizados hoje em dia, baseam-se em uma metodologia com baixa especificidade, os chamados testes rápidos por ensaios imulonólogicos (EIA), podendo chegar no caso do Influenza a uma faixa de 50-70% de especificidade2 e para o RSV de apenas 29% em adultos(3).
Ainda sim, depois de positivo para esses testes, é recomendado a confirmação por um teste de PCR ou Cultura(2).
A solução Cepheid com o Xpert® Xpress Flu/RSV
- Real-time PCR em apenas 20 minutos
- Detecção precisa e confiável de Influenza A, Influenza B e RSV
- Permite o acesso rápido ao tratamento direcionado
- Agiliza a operação no laboratório e hospitais
- Simples coleta com Swab Nasal
Para mais informação: contato@cepheid.com
Infecções causadas pelo vírus Influenza e o pelo vírus sencicial respiratório são consideradas doenças agudas. A gripe afeta o trato respiratório superior e inferior e também causa sintomas que afetam todo o corpo (sintomas sistêmicos), como dor de cabeça, febre, dores musculares (mialgia) e fraqueza. A infecção pelo vírus da gripe geralmente dura cerca de uma semana.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), todas pessoas a partir de 6 meses de idade devem ser vacinadas contra a gripe a cada ano. Recomendações para evitar contrair a gripe também incluem lavar as mãos com frequência com água e sabão. Outras maneiras de se manter saudável incluem:
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Faça uma dieta bem equilibrada e beba muito líquido.
- Exercite regularmente.
- Horas adequadas de descanso.
- Gerenciar o seu níveis de estresse.
(1) Falsey AR, Walsh EE. Respiratory Syncytial Virus Infection in Adults. Clin Microbiol Rev. 2000 Jul; 13.
(2) CDC. Guidance for Clinicians on the Use of Rapid Influenza Diagnostic Tests. Accessed Sep 2016. http://www.cdc.gov/flu/professionals/diagnosis/clinician_guidance_ridt.htm
(3) Chartrand C, et al. Diagnostic Accuracy of Rapid Antigen Detection Tests for Respiratory Syncytial Virus Infection: Systematic Review and Meta-analysis. J Clin Microbiol. 2015 Dec;53(12):3738-49.
(4) BD Veritor™ System – For Rapid Detection of Flu A+B. Package Insert. DB. Dublin, Ireland. 2014. http://www.healthcommunities.com/influenza/overview-of-flu.shtml
CE IVD – In Vitro Diagnostic Medical Device
Comments