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A sua agência de marketing comete esses erros? É hora de mudar!



Quando se fala na gestão de marketing do laboratório, e ainda mais especificamente na gestão de redes sociais, existem dois saltos de qualidade que todo laboratório realmente competitivo realizou em algum momento. O primeiro é quando percebe que a suposta economia de gerir pessoalmente suas divulgações acaba saindo cara. Ela rouba tempo de outras tarefas de gestão, como novos projetos de crescimento, demanda um esforço considerável visto que a maioria dos gestores não têm preparo específico para essa tarefa, e no final, atinge resultados abaixo do esperado. Ao admitir que é mais interessante delegar essa tarefa para uma agência de marketing, o gestor tira dos seus ombros uma atividade onerosa e percebe o grande retorno que essa terceirização entrega.



Uma agência especializada faz muito mais pelo seu laboratório 


O segundo salto de qualidade é decorrência do primeiro, e acontece quando o gestor percebe que pode promover um crescimento geométrico desse retorno ao optar por uma agência de marketing especializada no setor laboratorial. O que já era bom fica ainda melhor no momento em não é mais necessário explicar constantemente as particularidades da sua área de atuação, corrigir imprecisões ou abastecer de informações uma agência que já deveria saber quais são os tópicos mais relevantes do seu campo de negócios. Nosso artigo de hoje vai falar justamente desse movimento tão importante, e como perceber os sinais de que o momento é chegado de procurar alguém realmente sintonizado com a natureza do seu empreendimento: o mercado das análises clínicas! 


Seleção certeira das imagens define a atração do público


Nem todas as cenas comuns do cotidiano do laboratório são atraentes para o paciente em potencial, como imagens do momento da punção durante a coleta de sangue. Esse tipo de conteúdo pode ser considerado como gore (violento), baixando seu alcance e visualizações. Bem melhor é utilizar imagens reais, que estabelecem uma identificação com o público, e que sejam menos explícitas, como os momentos logo antes ou logo depois do procedimento de coleta, enfatizando a humanização do processo, a simpatia dos atendentes e a tranquilidade dos pacientes. 



A Agência de marketing pode sugerir fotos na área técnica que valorizam o laboratório.

Atenção aos detalhes garantem credibilidade visual


Ao selecionar as imagens que serão publicadas, é importante também prestar muita atenção a detalhes que reproduzem a veracidade dos processos no laboratório, pois mesmo que muitos possíveis clientes não tenham ideia desses assuntos, outros terão o conhecimento e a capacidade de observação para apontar erros em fotos trocadas, afetando sua credibilidade. Exemplo é utilizar imagens de tubos coloridos de laboratório químico como se fossem análises clínicas, mostrar equipamentos que não são utilizados no laboratório como o glicosímetro, ou não respeitar as cores convencionadas para os tampos dos tubos a vácuo. Basta um comentário denunciando o engano para que o foco da postagem deixe de ser os serviços do laboratório e passe a constituir um momento constrangedor para a divulgação do laboratório. 


Divulgar informações imprecisas sobre os exames é grave


Quando a agência não conhece o nicho, pode pesquisar e divulgar informações inadequadas sobre exames e procedimentos, levando a sucessivos ajustes de conteúdos. Se a precisão já é importante em qualquer segmento, imagine então numa área essencialmente científica. Um erro aqui é capaz de fazer um verdadeiro estrago em sua imagem. Só uma agência especializada será capaz de procurar as fontes mais fidedignas em busca das informações, utilizar a terminologia correta e perceber quando há dúvidas que precisam ser esclarecidas antes da publicação. Até porque, uma vez que atua o tempo todo nesse universo, seus designers, redatores e revisores vão acumulando conhecimento sobre os assuntos, mesmo que de forma leiga, mas o suficiente para detectar imprecisões gritantes. 




Conhecimento do nicho laboratorial leva à proatividade da agência


Uma vez que atua todos os dias no segmento das análises clínicas, toda a equipe da agência está mais atenta às atualizações da área e ao dia a dia das atividades do laboratório. Com isso, é capaz de se adiantar às suas necessidades e sugerir conteúdos mais oportunos e interessantes, como exames, instruções de preparação para a coleta, dicas e curiosidades de saúde, datas comemorativas, campanhas de benemerência e voluntariado, etc, fazendo um verdadeiro link entre a realidade e o espaço virtual. O gestor não precisa arcar sozinho com a tarefa de sugerir temas ou solicitar novos conteúdos, e pode mesmo ser surpreendido com abordagens interessantes que não lhe teriam ocorrido de outra forma. 



É importante acompanhar se o número de atendimentos está crescendo após as intervenções de marketing.


A agência de marketing laboratorial precisa estar atenta ao seu mercado


Acompanhar as tendências do mercado, conhecendo suas sazonalidades e reagindo precocemente a eventos extraordinários é uma das características mais desejáveis de uma agência de marketing, que só uma agência especializada consegue prover. Por sazonalidades podemos entender as doenças cujo aumento de incidência está relacionado a determinadas épocas do ano, como as infecções respiratórias no inverno, as alergias durante a primavera, as doenças sexualmente transmissíveis associadas ao carnaval, as infecções causadas por arbovírus como dengue e zika nas temporadas de chuvas, e assim por diante. Outros eventos incluem por exemplo alterações na legislação para realização do exame Toxicológico, tipos de vacinas exigidas para viagens internacionais, legislação referente a testes de paternidade, etc.



Clientes de agências não especializadas pagam mais caro pelo tráfego


Por não conhecer o nicho, agências não especializadas em laboratórios não sabem segmentar o público e nem preparar os criativos dos anúncios. Isso resulta na necessidade de maiores investimentos no tráfego para chegar aos mesmos resultados que seriam alcançados com comunicações mais direcionadas e precisas. Além disso, como não são focadas num único segmento, essas agências tendem a padronizar estratégias que são válidas para outros nichos, como alimentação ou vestuário, mas que tem efeito desastrosos quando aplicadas a um setor tão delicado como o laboratorial, que lida com com questões éticas e sensibilidades específicas ligadas aos cuidados de saúde. 


O que esperar de uma agência especializada no segmento laboratorial?


Além de melhor retorno e resultados, amparados por todos os pontos de expertise já descritos aqui, você deve esperar que uma agência especializada em laboratórios aja com máxima transparência e ética. Isso inclui repassar métricas com regularidade, aprovar posts com antecedência e limitar os clientes atendidos por região, evitando conflitos de interesses, conteúdos duplicados e falta de diferenciação, entre outros problemas. Algo que uma agência de nicho específico nos laboratórios de análises clínicas e abrangência nacional, como a Acelera Marketing, é plenamente capaz de garantir.


Acelera Marketing, o Marketing do Aceleralab


A Acelera Marketing é uma agência especializada em análises clínicas e patrocinadora do Aceleralab. Com mais de 15 anos de experiência nesse mercado, e mais de 100 laboratórios e fornecedores atualmente distribuídos por todo o país, atende apenas um cliente por região, a quem dedica atenção personalizada e estratégias mais robustas para marcar sua presença da forma mais competitiva e eficiente. A equipe de gestores da Acelera Marketing acompanha de perto todos os eventos importantes do segmento laboratorial, levando sua expertise na forma de cursos e palestras em congressos e seminários, e oferece produtos que complementam as necessidades de seus clientes, como os vídeos da Acelerabox, inserindo mesmo pequenos e médios laboratórios na vanguarda de todas as tendências em comunicação para redes sociais. Entre em contato, e vamos conversar! Com certeza a Acelera Marketing tem uma proposta sob medida para você!


Confira algumas possibilidades de trabalho:

- Sites;

- Redes Sociais;

- Consultoria Estratégica de Marketing;

- Mídias off-line;

- Branding e Gestão de Marca;

- Treinamentos e Palestras on-line exclusivas, e muito mais!


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