Você já sentiu uma redução no número de pacientes de algumas operadoras? Notou empecilhos ao enviar faturas e receber pagamentos de convênios? Saiba que o problema não é só com o seu laboratório.
A crise afetou o mercado como um todo e em 2016 as operadoras de saúde perderam 1,4 milhão de beneficiários, segundo a ANS. Essa mudança já impactou a realidade de muitos laboratórios de análises clínicas, que estão sentindo no bolso a queda dos seus ganhos.
Embora este cenário seja desmotivante para o dono do laboratório, existe como contornar esses desafios e criar novas oportunidades lucrativas. Elaboramos hoje uma lista com soluções para você fazer um check list e se adaptar à nova realidade!
1. Aumente o Parcelamento para Clientes Particulares
O público que acabou de abandonar seu convênio e precisa de serviços clínicos sabe que o SUS pode não ser a melhor escolha, por isso pesquisa estabelecimentos particulares (normalmente aqueles que já conhecem, como o seu laboratório) que disponham de melhores condições de pagamento. Um fator decisivo para a capacidade de pagamento é o número de parcelas. Verifique se o seu laboratório está oferecendo um parcelamento adequado ao novo nicho!
2. Crie Novos Serviços, como Check-up Especializados
Doenças hereditárias exigem monitoramento constante e muitas vezes a prevenção é mais acessível para quem não tem condições de contratar um plano de saúde. Com termos bem definidos aliados a um planejamento estratégico de longo prazo, seu estabelecimento pode promover benefícios para o público particular que se interessa pela prevenção de doenças como a diabetes, hipertensão e obesidade.
3. Inclua mais convênios na carteira do laboratório
É possível ainda que você cogite trabalhar com operadoras novas ou que você não atendia antes. Mas, antes disso, é importante verificar a viabilidade junto ao setor de Faturamento do laboratório e analisar se a nova tabela de preços traz uma margem de lucro expressiva e se a equipe suporta esse incremento: cuidado para não pagar para trabalhar.
4. Planos de fidelidade
Muitos laboratórios estão optando por oferecer seu próprio plano de fidelidade para seus clientes com benefícios, descontos e serviços exclusivos para seus beneficiários. Verifique que tipo de ofertas o seu laboratório pode fazer sem trazer prejuízos! Lembre-se de montar o seu planejamento estratégico antes de lançar qualquer projeto relativo.
5. Controle melhor os valores a receber dos convênios
Verifique como o setor de faturamento gerencia os convênios e se os prazos de auditoria, análise dos recursos de glosa e pagamento das faturas está sendo transparente. Pode ser que o seu setor esteja perdendo dinheiro sem que você saiba, e é necessário identificar possíveis furos no faturamento.
Vale sempre ressaltar a importância de buscar se informar, avaliar a situação financeira do seu laboratório e conversar com outros amigos do ramo sobre prós e contras das estratégias que você tem em mente.
Você também consegue ver possibilidades de novos negócios com a evasão de convênios? Deixe seu comentário abaixo.
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