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Expandindo os Horizontes do seu Laboratório Através do Networking




Uma grande parte do trabalho de gestão se desenvolve fora da área técnica e do âmbito da rotina do laboratório, ainda que muitos gestores não percebam. É preciso lembrar que o laboratório não é uma ilha de auto-suficiência, mas ao contrário, é parte de um sistema social dinâmico com o qual precisa interagir em todos os seus níveis de relacionamento, constantemente, para continuar viável. E isso pode ser resumido num conceito: networking.

Network é a complexa rede de contatos e interações que compõem o ecossistema social e mercadológico no qual o laboratório está inserido, e a prática do networking nada mais é do que tomar a si iniciativas para manter esses contatos e interações ativos e saudáveis, operando em sintonia com a realidade que o cerca e sensível às suas mudanças. Pode ser definido também como a atividade de alimentar uma rede de pessoas para troca de informações e conhecimentos, cada uma dessas pessoas representando uma categoria específica de relacionamento para o gestor. Por exemplo, clientes, fornecedores, colaboradores, e assim por diante.



Mas quais são os benefícios do networking para o laboratório, e por que investir tempo precioso nele, quando as demandas internas da gestão já são tão absorventes? Bem, por várias razões, inclusive para suavizar o fardo dessas demandas internas, como veremos a seguir. Um bom networking vai garantir informações privilegiadas, preferência em disputas de mercado baseadas apenas em critérios subjetivos como fidelidade à sua marca, melhores prazos e condições, alertas em situações de desabastecimento, e muito mais. O network pode trazer insights imprescindíveis para a sobrevivência do laboratório.


Mas como começar a cultivar seu network? Dependendo do segmento ao qual você quer se dirigir, um bom começo é participar de congressos, seminários e workshops do mercado, que concentram grande público de diversas regiões. Outro espaço indicado para cultivar novas relações ou dar prosseguimento àquelas iniciadas nos eventos são as redes sociais. Procure seus conhecidos ou encontre novos interlocutores no Facebook, Instagram e grupos de Whatsapp, ou no Linkedin. Além disso, crie oportunidades de contato de outras formas, sempre atento para não ser invasivo.

É importante lembrar que bons relacionamentos devem ser uma via de mão dupla, assim, não pratique seu networking de uma forma unilateral, apenas colhendo experiências, dicas, indicações, oportunidades, inovações e projetos de parcerias, sem oferecer contrapartida. Compartilhar também pode ser a melhor forma de tornar-se uma presença constante e bem-vinda nesses espaços de relacionamento. Dito isso, vamos conhecer melhor em quais ramificações da rede você deve investir, e como fazê-lo:


É claro que o público mais importante para você são os pacientes, e as relações com eles são as que você deve cultivar com mais afinco. Isso deve acontecer para além da prestação de serviços pontual, cultivando a fidelização através de uma presença positiva e constante nas redes sociais e uma boa gestão interna das relações. Para descobrir exatamente qual é seu público-alvo e quais são as suas necessidades e preferências, é preciso estreitar os laços desse relacionamento.


Manter o networking com profissionais da saúde pode ser útil para apresentar novos exames, entender as novas necessidades e novidades da medicina diagnóstica nas mais variadas especialidades, mostrar os diferenciais do laboratório e criar um relacionamento de confiança. Não negligencie jamais o poder dos prescritores de direcionar clientes para o seu laboratório.


Uma boa rede de fornecedores pode ser sua salvaguarda em tempo de atrasos e desabastecimento, além de favorecer a negociação de preços e prazos. É importante que você tenha opções, tanto para a eventualidade de um desses agentes não cumprir o combinado, como para não ficar refém dessas entregas. Além disso, você irá descobrir novidades mais rapidamente, ter acesso a promoções, e ficar ciente de movimentações importantes de mercado. Muitos fornecedores estão a par de informações valiosas para o laboratório.


Todo gestor sabe como a busca por uma equipe qualificada pode ser difícil, e nesse aspecto o networking também pode contribuir para suavizar o processo. Ao promover relações cordiais com seus colaboradores, você pode ter acesso a indicações, conhecer melhor a realidade do atendimento interpessoal e saber como está sendo a dinâmica de relacionamento interna, entre a sua equipe. Pode descobrir também, de forma mais orgânica, quais os pontos a reforçar na qualificação da equipe.


Pode até soar estranho, mas se existir uma atmosfera pacífica de competição saudável com os seus próprios concorrentes, pode ser interessante manter um relacionamento para entender as mudanças de mercado e estabelecer um patamar mais limpo de concorrência, evitando, é claro, os concorrentes que já demonstraram menos adesão a uma ética nos negócios.


Finalmente, gestores que não atuam no mesmo segmento, e agentes do comércio local de forma geral também devem estar na sua mira de networking. Os primeiros podem ser fonte de boas ideias e novidades, além de troca de experiências. Já os comerciantes do seu entorno são uma ótima fonte para atualizar-se sobre movimentações locais, políticas públicas e regulamentações que sejam pertinentes para o laboratório, e que possam impactar na rotina do dia-a-dia.


Então, pronto para começar a cultivar seu network? Muito a propósito do nosso tema de hoje, o Acelera Marketing é um canal de sintonia entre o laboratório e o mercado, permitindo que você tenha acesso a tudo que acontece de relevante nesse universo, e que possa ser transformado em upgrade para a condução do laboratório. Esperamos que tenha gostado! Compartilhe conosco suas experiências!

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