Conquistar e manter clientes não é apenas uma meta a ser atingida, mas uma prática constante inserida na gestão do laboratório, que deve permear todas as suas decisões, e ser alvo de atenção permanente. Isso se torna ainda mais importante no cenário atual, altamente competitivo, tanto pela pressão da concorrência tradicional, quanto pela entrada de novos agentes no segmento. Se você perceber uma oscilação, mesmo que mínima, no número de clientes fidelizados, aja imediatamente para deter esse processo. O melhor, no entanto, é precaver-se para nem chegar a esse estágio. Hoje, vamos falar sobre os principais motivos que podem levá-lo a perder clientes, e esperamos ajudá-lo a repensar suas estratégias de atendimento, mantendo o laboratório direcionado ao crescimento. Vamos lá?
Não conhecer seu público.
Se você não os conhece, não sabe do que precisam nem quais diferenciais mais valorizam. Por isso, invista algum tempo em implantar algum sistema simples de pesquisa de satisfação, e use essas informações em seu favor para fidelizar seus clientes. É preciso também que você conheça sua capacidade de consumo - o que vai impactar sua formação de preço e desenvolvimento de produtos, como pacotes de exames -, os convênios mais comuns em sua região, e mesmo a cultura local.
Não deixar que seu público o conheça.
Não adianta oferecer os melhores serviços se você não comunica isso. É preciso um reforço em marketing que informe tudo que você tem a oferecer, inclusive para que os clientes reconheçam o investimento nos seus serviços e não questionem seus valores, percebendo que, quando se trata de saúde, o barato sai caro. Seja presente nas redes sociais, divulgue aquisições em equipamentos, novos produtos, certificações, enfim, apresente suas qualidades.
Demora no atendimento.
Ficar suspenso na linha quando liga para o laboratório ou aguardando uma resposta no WhatsApp, ou ainda enfrentar uma longa fila no atendimento presencial, tudo isso afasta clientes e os faz migrar para a concorrência. Essa demora pode ser percebida como desinteresse ou mesmo indelicadeza. Resolver o problema passa por um levantamento realista dos seus recursos nessa área. Talvez, você precise de mais gente. Ou talvez seu pessoal precise apenas de reciclagem para agilizar esse processo. Outra possibilidade é que não está aproveitando todo o potencial do LIS utilizado pelo laboratório para a otimização do atendimento, recurso que pode gerenciar desde os chatbots do contato inicial até o andamento das filas presenciais para recepção e coleta.
Experiência ruim com atendimento ou coleta.
Em geral o cliente procura o laboratório porque tem uma dúvida sobre sua saúde e bem-estar. É um momento sensível, e qualquer percepção de mau atendimento interpessoal será amplificada por conta dessa sensibilidade. Contar com uma equipe bem treinada para o trato com os pacientes é essencial, e cabe a você o feeling para designar os melhores profissionais para o contato direto com o público, além de promover capacitação nesse sentido. Isso se torna ainda mais importante para segmentos como o público infantil, idosos, pacientes com dificuldades cognitivas ou de locomoção. Atendimento acolhedor e coleta humanizada podem operar maravilhas, e mesmo minimizar outras ocorrências durante a jornada do cliente, que resultam no pior que pode acontecer: um boca-a-boca negativo. Em tempos de inteligência artificial, nada substitui o calor humano.
Defasagem na oferta de diferenciais
É preciso que você ofereça os mesmos diferenciais comuns na sua região, como por exemplo, espaço kids, coleta domiciliar e empresarial, exames com entrega rápida ou mesmo em regime de urgência, resultados online, recepção virtual, estacionamento facilitado, etc. Ficar aquém dessa expectativa do público é o modo mais rápido de perder clientes. Portanto, além de conhecer seu público e deixar que ele o conheça, informe-se também sobre a concorrência e como ela está atraindo clientes que poderiam ser seus.
Infraestrutura precária.
Um ambiente agradável, acolhedor e inclusivo, é requisito não negociável para receber bem e fidelizar clientes. Dependendo da sua capacidade de investimento, certifique-se de oferecer um local claro, perfeitamente higienizado, amplo o suficiente para acomodar confortavelmente os clientes no período de espera, e com condições de acessibilidade. Detalhes como o espaço do desjejum, cantinho das crianças, tela de vídeo e material de leitura convidativo fazem toda a diferença.
Falta de contato com os prescritores.
O relacionamento com os prescritores deve ser cultivado, pois eles têm papel preponderante na indicação e mesmo na formação da sua imagem perante os clientes. Lembre-se de incluí-los em datas comemorativas, na distribuição de brindes e cumprimentos de final de ano, na divulgação de novos produtos e equipamentos. Além disso, uma das melhores formas de cativar esse segmento é disponibilizando um canal permanente de assessoria técnica para esclarecer dúvidas sobre a interpretação dos exames.
Então, o que achou das nossas sugestões? A Acelera Marketing está aqui para oferecer informação de qualidade que realmente auxilie em seus processos de gestão, mas também queremos oferecer um espaço de troca conhecimento, por isso, não hesite em compartilhar aqui suas experiências, complementando esta reflexão. Conte conosco, e até a próxima!
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