A tarefa da gestão laboratorial pode ser muito facilitada com o uso correto de ferramentas virtuais disponíveis a custo zero ou quase isso, capazes de aumentar a produtividade e agilizar todos os processos, resultando além de tudo em economia. Este é o caso do Google Drive, um aplicativo gratuito muito versátil e abrangente que dispensa em vários casos a necessidade da hospedagem em outros servidores, investimento alto e nem sempre interessante. Assim, vale a pena conhecer o que ele pode oferecer para desfrutar ao máximo desses recursos.
Um substituto para o Pacote Office
Os produtos básicos da Microsoft, como editor de textos, planilhas e apresentações, podem ser facilmente substituídos pelos recursos presentes no Google Drive. E o melhor: eles não ocupam espaço de armazenamento em seu computador, tablet, celular ou qualquer outra plataforma que você venha a utilizar. Todos os recursos ficam disponíveis através do site principal, e é possível organizar pastas com os arquivos para facilitar a procura. Além dos aplicativos, o drive também pode guardar os mais diferentes tipos de arquivos, como fotos, projetos, e vídeos.
Acesso à prova de imprevistos
Pense na conveniência de não depender mais de papéis, pen-drives e HDs, isso sem mencionar a tranquilidade de ter suas informações salvas na nuvem, evitando o caos precipitado por uma eventual perda ou dano acidental do seu equipamento. Tudo estará lá guardado, sempre ao seu alcance e acessível a partir de qualquer lugar, seja no escritório, no home office, ou mesmo durante viagens. Onde quer que tenha acesso a um PC, tablet ou um simples aparelho de celular.
Só para se ter uma ideia, são vários os relatos de laboratórios que tiveram documentos perdidos em incêndios, ou que estavam armazenados em computadores que acabaram danificados por ataques de vírus ou até inundações! Anos de trabalho podem ser poupados se você tiver uma boa solução tecnológica de armazenamento na nuvem.
Ambiente ideal para ações coordenadas
Os arquivos, sincronizados automaticamente, podem ser visualizados e compartilhados por link, a partir de um menu onde se determina o grau de interferência que cada participante poderá ter sobre o documento: apenas leitura, comentários, ou edição. No caso de documentos em processo de redação, você pode determinar que vários usuários editem simultaneamente, o que é muito válido no caso de planilhas, apresentações e todos os documentos que demandam a inserção de dados de diferentes fontes. Essas edições, inclusive, podem ser acompanhadas em tempo real, e a qualquer dúvida existe o recurso de consultar o histórico das edições, visualizando e mesmo voltando a versões anteriores.
Para o laboratório que possui vários documentos que precisam circular pela equipe, como POPs de qualidade, instruções de exames e convênios, check-list de rotina e novos processos a serem implementados, esse é um grande diferencial, pois o documento ficará acessível para o time a qualquer momento e na sua forma mais atualizada. Você pode distribuir por whatsapp uma lista com todos os links para que a equipe tenha todos os documentos necessários na mão. Isso poupa tempo, aumenta a produtividade e evita que informações defasadas sejam usadas pela equipe.
Armazenamento garantido e otimizado automaticamente
Espaço de armazenamento no PC também deixa de ser problema, pois ele cria uma espécie de “disco virtual”, como um HD, que baixa os arquivos na medida da sua necessidade. Os arquivos não utilizados são retirados e permanecem na nuvem, num limite de armazenamento gratuito até 15GB compartilhado com alguns outros produtos Google, como o Gmail. E a cereja do bolo é que é possível trabalhar também off-line, editando os arquivos recentes ainda que esteja momentaneamente sem conexão. O G Drive vai sincronizar assim que o contato for restabelecido.
Alguns cuidados…
É claro que, diante de tantas facilidades, surgem também algumas limitações que é preciso conhecer antes de adotar o recurso. Se você trabalha com arquivos muito grandes, acima de 50MB por exemplo, isso tomará mais tempo para o download, e é possível que o melhor acesso seja via navegador. E para que as funcionalidades sejam desfrutadas plenamente, é preciso dispor de conexões com velocidade razoável. Além disso, acima do já mencionado limite gratuito de armazenamento acima de 15GB, você precisará alugar mais espaço, embora por valores quase simbólicos: R$ 9,90 por 100GB. Finalmente, não é aconselhável utilizar o G Drive como único backup (cópia reserva) de cadastros de clientes e departamento pessoal, estoque e contabilidade, pois embora raras e improváveis, podem acontecer falhas, como em qualquer software.
Ressalvando esses cuidados, porém, o Google Drive oferece um grande potencial de utilização, de fácil manejo e grande disponibilidade, que pode e deve ser utilizado. Vale lembrar que o aplicativo está em constante processo de revisão e vem sendo turbinado com atualizações – uma delas, recentemente, foi a implantação do upload automático para a rede de arquivos inativos. Informações extra e instruções para baixar você encontra aqui.
Ferramentas de Produtividade Gratuitas
O Google Drive não é a primeira ferramenta de produtividade gratuita que mostramos por aqui. Em "[GRÁTIS] Gerenciando Processos de Forma Fácil", originalmente publicada em 2018, ensinamos um passo-a-passo de como utlizar uma técnica criada na fábrica da Toyota por Taiichi Ohno para administrar processos. Tudo isso com uma feramenta gratuita e na nuvem! Confira clicando aqui.
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