top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Laboratório que Encanta – Laboratório Dr. Paulo C. Azevedo


Foto da Matriz em Belém/PA

O laboratório que encanta do mês de abril foi fundado em 1941, na cidade de Belém/PA, e é comandado pelo Dr. Paulo Sérgio Roffé Azevedo, filho do fundador Dr. Paulo C. Azevedo que dá nome ao estabelecimento. Passando por reinvenções constantes, algo que o fez obter o destaque que possui atualmente, o laboratório conta com 21 unidades de atendimento e com processos de gestão de pessoas alinhados com um laboratório que encanta pacientes. A indicação do laboratório Dr. Paulo C. Azevedo partiu da Cepheid, apoiadora do nosso portal que possui um equipamento que se adapta à diversos tamanhos de laboratório.

Confira quais os diferenciais que fizeram com que o laboratório que encanta desse mês se tornasse referência na região.

O laboratório passou por uma transição de sócios e uma sucessão familiar. Como foi essa mudança para a gestão?

Em 1970, meu pai, que era dono do laboratório, faleceu. Então, a empresa teve uma breve interrupção. Eu, estudante de medicina na época, tive grande dificuldade em assumir o negócio, mas, ajudado por outro dono de laboratório, reabri a empresa do meu pai e procurei mais um sócio para dividir as responsabilidades. Após o falecimento desse sócio, o filho dele, médico e patologista, assumiu seu lugar. Atualmente meu filho também faz parte da sociedade.

Quais foram os principais pontos de pioneirismo do seu laboratório?

A partir de 1974, começamos a abrir unidades com características absolutamente diferentes das que se tinham em Belém. Saímos do centro comercial e inauguramos, nos bairros adjacentes, unidades bonitas, funcionais e com qualidade de atendimento. Isso alavancou o laboratório rapidamente, somados a automação da microbiologia e a compra de equipamentos de última geração, como é o caso, nos dias atuais, do GeneXpert da Cepheid. Com esse aparelho, o laboratório passou a entregar os resultados de carga viral de HIV, que antes levavam cinco dias, em apenas 1. Consequentemente, o volume desses exames aumentou, e o laboratório passou a ser referência para os pacientes soropositivos. Para disseminar a novidade, foi necessário somente fazer propaganda boca a boca para a classe médica.

No seu site, constam 21 unidades de atendimento. Como foi estruturada a expansão do laboratório?

De maneira lenta e segura. Tivemos alguns problemas financeiros, e, com isso, ficamos alguns anos sem investir em novas unidades, apenas mantendo a qualidade na área técnica. A partir da retomada de capital, da mudança de quadro gerencial e da profissionalização da gestão, voltamos a abrir outras unidades e a crescer com gerências centralizadas e descentralizadas, oferecendo tranquilidade e qualidade ao resultado nas unidades mais distantes.

Posto de atendimento no Bairro Cidade Nova - SN03

Com o foco no aprimoramento contínuo dos processos, a gestão precisa ser muito bem estruturada. Quais são os pontos principais do processo de gestão de pessoas dentro do laboratório?

O modelo de gestão de pessoas que adotamos para gerenciar os processos e orientar o comportamento de nossos colaboradores se baseia em duas premissas: a estratégia organizacional e as políticas e práticas de gestão de pessoas. Em relação à estratégia organizacional, nosso enfoque está no desenvolvimento de habilidades que influenciam no aprimoramento das competências e que melhoram a condução dos processos. Nas políticas e práticas de gestão, atuamos fortemente no gerenciamento de pessoas, com ênfase na descoberta de novos talentos, no desenvolvimento de liderança, e na capacitação e avaliação de performance, alinhando a educação continuada com a filosofia da empresa (Missão, Visão e Valores), bem como a política de qualidade do laboratório.

Qual é a visão de futuro do laboratório?

Buscamos ser um centro de medicina laboratorial com cobertura ampla de todas as áreas relativas ao ramo de análises clínicas. Além disso, queremos servir tanto aos pacientes do Laboratório Paulo C. Azevedo quanto aos de outras de instituições, locais e regionais, aliando tecnologia e multiplicando conhecimentos na área. Por fim, queremos continuar merecendo o reconhecimento técnico, científico e de qualidade a nível regional e nacional.

Você poderia comentar um pouco sobre os valores do laboratório?

Com certeza. Dividimos nossos valores para abranger pacientes, funcionários e profissionais da saúde.

O paciente é a razão de ser do nosso laboratório, por isso, merece, um atendimento personalizado, que respeite sua integridade física e emocional, bem como suas condições socioeconômicas. A fim de nortear o desempenho dos funcionários, os atributos almejados, além da excelência técnica e eficiência, são a cortesia, a dedicação, o sigilo e o respeito à condição do paciente.

O funcionário é o principal responsável pela qualidade de nossos serviços. Incentivamos esses profissionais a desempenharem suas atividades com satisfação, responsabilidade e na plenitude de sua capacidade. A valorização de cada um, como ser humano, é obtida pelo respeito e pela remuneração adequada. Propiciamos o crescimento individual através do aperfeiçoamento contínuo. Sua participação é requisitada no trabalho cooperativo, cada um contribuindo para o desempenho da equipe com suas aptidões e seus talentos, que são aplicados de forma pró-ativa nas atividades diárias.

Os médicos, os enfermeiros e outros profissionais envolvidos na assistência ao paciente são igualmente clientes e também devem ter suas necessidades e expectativas satisfeitas. Atendê-los prontamente e propiciar as informações necessárias sobre os exames laboratoriais, tanto para solicitações, realizações e resultados, como para sua adequada interpretação, são compromissos de todos os funcionários do laboratório.

A voz do cliente, representada pelas sugestões, opiniões, insatisfações e reclamações, constitui-se como uma importante fonte para o aperfeiçoamento de nossos serviços. Elas devem ser registradas, analisadas e, caso necessário, imediatamente corrigidas, visando a melhoria contínua do laboratório. A voz do cliente nunca é utilizada como fator gerador de medidas punitivas, mas como um indicador para a melhoria dos sistemas.

Além da celeridade dos resultados, quais são os outros diferenciais do seu laboratório para a comunidade?

A qualidade no treinamento e da capacitação no atendimento, e a atenção com o cliente. Fomos o primeiro laboratório, em todo o território da Amazônia, a ter acreditação, e a temos há mais de 10 anos. Somente depois de 6 a 8 anos, após termos recebido a acreditação PALC, que os outros laboratórios começaram a correr atrás da certificação de qualidade. A nossa acreditação foi muito bem trabalhada, e isso teve um impacto em nosso movimento.

Qual é o foco atual do laboratório?

O objetivo é ser um centro de patologia clínica apenas, pois não temos interesse em outras áreas no momento. A tecnologia de ponta e o reconhecimento técnico/científico de qualidade, a nível regional e nacional, foram dados principalmente pela acreditação, por isso, mostrar os benefícios dela é importantíssimo!

----------

​O Dr. Paulo Sérgio Roffé Azevedo é médico formado em 1973. Possui título de especialista em análises clínicas, obtido em 1975. É professor adjunto 4 da Cadeia de Patologia Clínica da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Sobre o GeneXpert

O GeneXpert possui uma tecnologia inovadora de cartucho para PCR em tempo real que permite diagnóstico molecular rápido e fácil. De forma modular, o sistema GeneXpert realiza diferentes testes simultaneamente sem a necessidade de agrupar amostras em placas, trazendo ainda mais flexibilidade à rotina laboratorial, independentemente do tamanho, estrutura e volume de amostras. O processo de preparo de amostras é simples, em média de 1 minuto, e o equipamento faz todo restante de forma automatizada, com um tempo de resposta mais rápido comparado às tecnologias convencionais. Confira os exames realizados no equipamento através dos contatos contato@cepheid.com ou telefone (11) 3524-8383. Para o vídeo de demonstração do equipamento, clique aqui

Σχόλια


bottom of page