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Meu posto de coleta não vai bem: o que pode ser?



O mercado da saúde é extremamente competitivo e complexo, e um laboratório rentável pode enfrentar desafios únicos ao expandir sua operação para vários postos de coleta. Embora muitos fatores possam levar um posto de coleta a não ter o mesmo sucesso da matriz, ou de outros postos de coleta, neste artigo vamos nos ater aos motivos mais comuns.


Diferenças culturais


Uma das razões mais significativas pelas quais um posto de coleta pode não ter o mesmo sucesso que os outros são as diferenças culturais próprias de cada localização em que o posto de coleta está inserido. Em certos casos, até mesmo a rua pode ter relação direta com a forma de consumo em saúde, e assim, é necessária uma adaptação na forma de comunicar e posicionar o laboratório naquela região.


Por exemplo, laboratórios com postos de coleta em pontos nobres da cidade tendem a atender pessoas com poder aquisitivo mais alto, e que, por consequência, procuram um atendimento diferenciado e tipos de conveniências melhores que nas unidades mais simples. Essas diferenças exigem que a empresa adapte sua oferta de serviços e seus processos internos, o que pode levar tempo e recursos consideráveis.


Falta de adaptação ao mercado local


Outra razão pela qual um determinado posto de coleta do seu laboratório pode não ter o mesmo sucesso que os outros é a falta de adaptação ao mercado local. Quando falamos de municípios diferentes, a gestão da saúde em cada região pode ter peculiaridades com diferentes níveis de intervenção pública na oferta de exames laboratoriais e negociação de convênios.


Uma empresa que não leva em consideração essas diferenças pode ter dificuldades em firmar parcerias para atendimento SUS, ou mesmo em atender pacientes particulares que já esperam um patamar de serviço estabelecido pelos outros laboratórios da região.


Concorrência acirrada


O mercado da saúde é altamente competitivo, e a concorrência pode ser particularmente acirrada em determinadas regiões. Como o seu laboratório está chegando por último em uma região nova, se não estiver preparado para enfrentar essa competição, pode ter dificuldades em ganhar participação de mercado e alcançar o mesmo sucesso que os outros postos.


O contrário também é verdadeiro: se um laboratório está há muito tempo na cidade, e não fez corretamente o seu reposicionamento, pode ser que alguns consumidores percebam o posto de coleta como antigo, e sem tecnologia. Em qualquer uma dessas situações, a empresa que não for capaz de competir com os concorrentes estabelecidos ou com novos entrantes pode ter dificuldades em crescer e prosperar.


Problemas financeiros


Uma das consequências mais graves é quando o posto de coleta não tem o mesmo sucesso que a matriz, e assim, enfrenta problemas financeiros. A expansão para novos mercados geralmente requer um investimento significativo em recursos, como novas instalações, pessoal e marketing. Se a empresa não conseguir gerar receita suficiente para cobrir esses custos dentro do prazo estabelecido pelo planejamento, ela pode acabar em dificuldades financeiras.


Por esse motivo, deve-se sempre levar em consideração a disponibilidade de capital e a capacidade de investir em instalações e equipamentos adequados. Se a empresa não tiver recursos suficientes para sustentar suas operações, pode acabar com um fluxo de caixa negativo e, eventualmente, ter que fechar o posto de coleta, ou comprometer a rentabilidade de outras unidades.


Problemas de gerenciamento


Por fim, problemas de gestão podem levar um posto de coleta a não ter o mesmo sucesso que os outros postos. A expansão para um novo mercado exige a manutenção da liderança à distância, ou com uma equipe diferente daquela que gerencia os outros postos. Se a empresa não tiver a equipe de gerenciamento de operações certa no local, pode ter dificuldades em estabelecer e manter uma operação eficaz.


E ainda, se a empresa tem um estilo de liderança diferente daquele que é comum no mercado local, isso pode levar a conflitos com a equipe local, e dificultar a colaboração e a tomada de decisões eficazes.


Existem muitas razões pelas quais um posto de coleta pode não ter o mesmo sucesso que a matriz e demais postos de coleta. As diferenças culturais e regulatórias, a falta de adaptação ao mercado local, a concorrência acirrada, os problemas financeiros e os problemas de gerenciamento são apenas algumas das razões mais comuns. No entanto, esses desafios geralmente podem ser superados com o planejamento adequado, a adaptação ao mercado local e a construção de uma equipe de liderança forte e eficaz.


Você tem mais algum motivo que não citamos aqui? Conta pra gente!


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