top of page
logo.png
download.png
Ativo 1.png
Ativo 1.png
patrocinadores.png
whatsapp.png

Receba nossas atualizações por Whatsapp! Gratuito, relevante e aplicável.

Mudança no Laboratório: Erros comuns, Reflexões e Pontos de Atenção




É Hora de Mudanças no Seu Laboratório?


De tempos em tempos, é necessário fazer mudanças na rotina. Os laboratórios são ambientes dinâmicos que frequentemente precisam se adaptar a novas demandas, tecnologias e metodologias. A renovação de um laboratório pode variar desde pequenas mudanças, como a instalação de um novo ponto de tomada, até a reconfiguração completa da estrutura arquitetônica e dos prédios usados para a coleta de amostras, passando por questões como cultura e comunicação de marketing.


Primeiro, é importante ressaltar que o nosso cérebro é avesso a mudanças porque ele é programado para gastar o mínimo possível de energia. Portanto, manter o status quo parece sempre a opção mais segura. A mudança assusta e gera resistência, tanto da gestão ao considerar o ônus financeiro e energético, quanto dos colaboradores, que precisam aprender novos processos e lidar com novas situações.


Erros Comuns ao Implementar Mudanças


  1. Escolher a Primeira Opção: Muitas vezes, o gestor não dedica tempo suficiente para escolher a melhor solução para resolver os problemas em questão. A comodidade pode levar à aceitação da primeira opção disponível, que pode não ser a mais eficaz para resolver de fato a totalidade dos problemas enfrentados no laboratório.

  2. Inexistência Planejamento Financeiro e Cronograma: A falta de planejamento financeiro e de um cronograma pode levar a surpresas e gastos adicionais. Planejar ajuda a evitar atrasos significativos e aumento de custos.

  3. Não Setar Prioridades: Investir tempo e dinheiro em áreas que não são urgentes pode atrapalhar o processo, especialmente quando uma mudança precisa ser interrompida para priorizar outra mais urgente.

  4. Não ter Conhecimento do Processo e das Pessoas: Compreender as operações atuais, como o tamanho da equipe, as necessidades do laboratório e o público-alvo da mudança leva a decisões informadas sobre a melhor solução para atender aos requisitos da mudança.

  5. Falta de Comunicação: A mudança precisa ser comunicada com antecedência aos envolvidos para evitar resistência e ajudar todos a entenderem e se comprometerem com a necessidade da mudança.

  6. Não Ter Responsáveis e Metas: Definir responsáveis e metas claras para a mudança ajuda a concretizar o plano. Geralmente as pessoas evitam se comprometer, especialmente quando se trata de algo novo.



Quando Saber a Hora de Mudar?


Espaço para Novos Equipamentos


A transição de processos manuais para automáticos geralmente exige menos pessoal no laboratório, mas mais espaço para os equipamentos que automatizam as análises. Isso pode significar a necessidade de reconfigurar o layout do laboratório para acomodar novos instrumentos e garantir que haja espaço suficiente para movimentação e manutenção. Além disso, considere se o laboratório possui as infraestruturas necessárias, como energia elétrica e redes de dados, para suportar novos equipamentos.


Para adquirir um equipamento maior, é preciso prever o espaço dele na área técnica

Espaço Seguro


A segurança no laboratório não se limita apenas ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), mas também ao design e layout do espaço. Identificar e corrigir deficiências de segurança, como a falta de dispositivos de segurança (lava-olhos, chuveiros de emergência), espaços de manobra inadequados e a ausência de bancadas abertas para preparação, é essencial para criar um ambiente seguro. Além disso, a ergonomia deve ser considerada para prevenir lesões por movimentos repetitivos ou posturas inadequadas. A avaliação regular e a atualização das medidas de segurança podem evitar acidentes e garantir um ambiente de trabalho mais seguro.


Ineficiência de Processos


A evolução do espaço do laboratório pode ocorrer de maneira desordenada, especialmente se o espaço foi se adaptando ao longo do tempo conforme o crescimento e maturação do laboratório. A reorganização do layout pode melhorar significativamente a eficiência operacional. Por exemplo, reposicionar equipamentos para otimizar o fluxo de trabalho pode reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas e aumentar a produtividade. Ao abordar essas questões, os laboratórios podem criar um ambiente mais confortável e funcional para os funcionários com ganho de produtividade.


Espaço com Maior Atratividade para o Público


Em alguns casos, o local físico de um posto de coleta pode estar em uma rua de pouco movimento, seja por uma aposta errada, ou porque mudanças no trânsito e reconfiguração da cidade tornaram a localização menos atraente para o público. Nesses casos, se o faturamento da unidade não está entregando o retorno esperado, restam duas opções: ou realocar para um lugar com maior visibilidade e volume de potenciais clientes, ou fechar de vez a unidade no bairro em questão.


Considerações Organizacionais


Planos de Expansão


Se o laboratório está em um imóvel alugado, saber quando o contrato termina ou se há planos de expansão pode influenciar a decisão de mudar a localização ou reformar a existente. Principalmente no início do laboratório, onde ainda se está buscando verificar se o negócio será rentável, o aluguel é uma opção com um investimento menor. Porém, se o laboratório já está crescendo e a estrutura vai precisar ser modificada para acomodar o novo tamanho da operação, é o momento de tomar a decisão de mudança ou reorganização do espaço.


Modernização do Atendimento


Mesmo espaços que atendem a todos os requisitos funcionais podem estar desatualizados em termos de aparência ou modo de operação. Fazer mudanças no espaço do laboratório pode ser uma forma de mostrar que o laboratório está se modernizando e buscando o melhor para seus clientes. Mas atenção: quando o laboratório for realizar a modernização, e tem alguns itens que são emblemáticos por sua história ou beleza, é interessante dar um espaço de destaque onde a tradição e a modernidade se encontram.


Modernização do Marketing


A renovação de um laboratório não se limita apenas aos aspectos físicos. Atualizar a identidade visual e modernizar as estratégias de marketing são passos fundamentais para garantir que o laboratório esteja alinhado com as expectativas do mercado e dos clientes. A reformulação do logo e a implementação de campanhas de marketing digital pode também ser um fator importante para aumentar a visibilidade e atrair novos clientes. Um logo moderno e uma presença forte nas redes sociais podem fazer toda a diferença na percepção do público sobre a sua marca.


Mudança de Cultura


Implementar mudanças em um laboratório não envolve apenas aspectos técnicos e logísticos, mas também uma mudança cultural. Mudanças de cultura podem ser complicadas, pois envolvem alterar hábitos arraigados e atitudes dos colaboradores. A resistência à mudança é comum, e superar essa resistência requer uma comunicação clara, envolvimento dos funcionários no processo de mudança e treinamento adequado para garantir que todos compreendam e se sintam confortáveis com as novas práticas e tecnologias.


Considerações de Tempo e Orçamento


Obras e Equipamentos


Equipamentos mais complicados geralmente requerem a expertise técnica para instalação e aprendizado que podem demandar uma equipe especializada até estarem de fato operando. Assim como as obras, é prudente considerar uma margem de segurança de tempo no cronograma para já contemplar possíveis atrasos no cronograma. Surpresas sempre aparecem: por exemplo, quando as tomadas e cabos de rede existentes não correspondem às necessidades do novo equipamento adquirido, o cronograma pode se estender.


Reformas possuem orçamentos e prazos que podem incorrer em mudanças, preveja isso no seu planejamento.

Restrições Orçamentárias


Avalie os custos das renovações, incluindo atualizações de equipamentos e construções, e compare-os com os custos de manutenção do laboratório atual. Em conjunto com o custo, considere a logística de manter a funcionalidade atual enquanto o espaço está passando por renovações. A continuidade dos negócios é fundamental. Com o plano certo, você pode ajudar a garantir que haja poucas, se houver, interrupções na produtividade durante o processo de renovação.


Renovar um laboratório pode ser uma tarefa desafiadora, mas com o planejamento adequado e a implementação de novas tecnologias e estratégias de marketing, é possível transformar o espaço em um ambiente mais eficiente e atrativo. Aproveite as tendências e inovações do mercado para garantir que seu laboratório esteja preparado para o futuro.

Comments


bottom of page