SBT na Praça 2019 - Foto cedida pelo laboratório IMLAB
Neste ano, que já se finda, o número de postagens, nas redes sociais, estão aumentando consideravelmente, pois as pessoas e as empresas aproveitam a ocasião para agradecer por tudo o que aconteceu de positivo ao longo do ano. Para isso, elas tendem a usar os famosos TBTs (Throwback Thursdays), que carinhosamente apelidamos aqui na redação de “quinta do flashback”). No entanto, quando falamos de marketing social, as redes sociais se distanciam tanto de seu propósito, que é preciso tomar cuidado, e evitar fazer uma autopromoção do seu negócio por meio da caridade.
Uma das vertentes do marketing social são os eventos voltados para a comunidade, principalmente as ações que visam contribuir para a população. Para comentar sobre o assunto, convidamos os gestores de três laboratórios que se destacam em suas comunidades: o IMLAB, de Cerqueira César/SP, representado pela Dra. Valéria Lovison Gerônimo, o CENAC, de Caravelas/BA, representado pelo Dr. Flávio Junqueira Dutra, e o Labcenter, localizado em Jacobina/BA, e representado pelo Dr. Octávio Nunes Mesquita Neto. Os entrevistados se destacam pela excelência das atividades laboratoriais, e, acima de tudo, na promoção da saúde à população.
A participação em eventos sociais
Eventos que difundem a qualidade de vida, e que buscam a conscientização da população, estão entre os exemplos mais claros de marketing social. Para a Dra. Valéria, desde o início, a responsabilidade social foi uma de suas maiores preocupações. A conscientização de partilhar o conhecimento e de se colocar à disposição, para melhorar a saúde da população, está no DNA do seu laboratório. Dr. Octávio também afirma que a participação em eventos sociais é uma forma de contrapartida para a sociedade na qual o laboratório está inserido, ampliando, assim, sua missão de apoiar a saúde preventiva e de auxiliar no diagnóstico.
Para o Dr. Flávio, mediante um contato estreito com a população em geral, consegue-se identificar melhor as necessidades e carências das pessoas. Além disso, difundir informações sobre os cuidados com a saúde leva a população a ter uma atenção maior com a prevenção, que é indissociável dos exames laboratoriais de rotina.
O Dr. Flávio também destaca a importância desse tipo de trabalho em conjunto com entidades e empresas locais, além da maçonaria, rotary, e grupos sociais que se organizam para promover tais eventos. Ainda segundo o representante da CENAC, laboratórios de apoio, fornecedores, empresas locais e secretarias de saúde são importantes para o sucesso de uma ação social. “Em muitos eventos, somos convidados para executar os testes doados por campanhas específicas. Mas também há alguns casos em que, além de termos de buscar recursos para financiar os exames, nós cedemos a mão de obra da nossa equipe, que está sempre disposta a ajudar nessas atividades”.
Ação na praça realizada pelo laboratório CENAC
Formas de participação
Nem sempre os testes laboratoriais são os únicos atrativos de uma ação social organizada. Principalmente em eventos, em que ajuda na organização, a Dra. Valéria afirma que, além do teste de glicemia capilar, ela realiza a aferição da pressão arterial, faz a orientação farmacêutica, e até aborda temas mais específicos, como o combate ao mosquito da dengue ou o descarte correto de medicamentos.
Dr. Flávio também se preocupa em levar informações sobre os cuidados com a saúde e, como atrativo, oferece testes rápidos e procedimentos variados, como corte de cabelo, massagens, distribuição de preservativos, etc.
Demais ações sociais
Estar inserido em outros contextos sociais também é importante para o laboratório. Nesse sentido, o laboratório CENAC participa de atividades promovidas por empresas parceiras, levando testes rápidos, selecionados de acordo com o público participante.
CENAC em evento "Alerta amarelo" sobre Hepatites Virais
Já o laboratório IMLAB colabora também com o Gruvoc (Grupo de Voluntários de Combate ao Câncer), das cidades de Cerqueira César/SP e Manduri/SP, através da prática de valores diferenciados para pacientes que necessitam realizar alguns exames antes da quimioterapia. A Dra. Valéria afirma que participa, voluntariamente, de palestras em centros de convivência, escolas, faculdades, e centros de detenção provisória, difundindo seu conhecimento, de modo a contribuir com a melhoria da saúde das pessoas.
O Labcenter também participa de diversos eventos sociais, e destaca sua participação no programa “Meu Bairro é 10”, fazendo aferição de glicemia capilar e pressão arterial, bem como levando informações à população sobre os riscos de “doenças silenciosas” e suas formas de prevenção.
O Dr. Octávio ainda afirma que apoia o projeto social “Mais Saúde no Recicla Jacobina”, promovendo a realização de exames laboratoriais e de consulta médica aos filiados da cooperativa Recicla Jacobina. Em parceria com a unidade de hemodiálise da cidade, o Labcenter participa de ações que visam a prevenção renal através das dosagens de marcadores renais. O laboratório também apoia eventos esportivos como o “Cicloturismo”, que incentiva a prática esportiva e o turismo na cidade de Jacobina, com a montagem de um estande para promover acesso aos serviços de saúde e entretenimento.
Colaboradores do Labcenter em ação social
Benefícios financeiros
Em ações sociais, o objetivo financeiro direto não deve ser a mola propulsora para a participação de uma empresa. Para o Dr. Flávio, “o objetivo não é financeiro. Atuamos há 25 anos na comunidade, e sabemos de suas necessidades e carências; por isso, sempre trabalhamos para promover uma melhora na saúde da população. Mas é fato que, depois das campanhas, muitos nos procuram para fazer outros exames”.
A Dra. Valéria reforça a bandeira do voluntariado, destacando que as ações “têm um custo, seja com os insumos utilizados (tiras de glicemia, algodão, álcool, caixa de perfurocortante, etc.), seja com os panfletos, as despesas com deslocamento, a alimentação, o combustível, e outros gastos indiretos”.
Imlab em evento de Saúde na Praça
Dr. Octávio afirma que “o fortalecimento da marca é algo inquestionável, mas o maior resultado é o reconhecimento do serviço e a contribuição da empresa em favor da sociedade na qual o laboratório está inserido”.
O fortalecimento do laboratório
Ainda que os ganhos financeiros, provindos de uma ação social, não sejam fáceis de medir, Dr. Octávio garante que a marca sai fortalecida e se torna mais sólida no mercado, graças ao reconhecimento da população em relação aos benefícios que o laboratório se propõe a oferecer.
Dra. Valéria complementa, afirmando que as ações sociais são bem-vistas pela sociedade, e seu principal benefício é a empatia que isso causa nas pessoas, gerando uma afinidade e um vínculo de respeito entre a empresa e a população. Dr. Flávio destaca outros benefícios que resultam da participação em ações sociais, como o reconhecimento pelo trabalho realizado, a divulgação do nome do laboratório, e a percepção de profissionalismo da equipe que participa das ações. Além disso, tem a veiculação da divulgação do evento do laboratório em jornais, revistas e outras mídias sociais.
Ainda assim, nem sempre os benefícios possuem relação direta com a marca, pois, para a Dra. Valéria, “o maior benefício de todos é poder se colocar à disposição do outro e retribuir, ao menos um pouco, com o que conquistamos e conhecemos. Contribuir para o diagnóstico de diabetes ou hipertensão de uma pessoa que, talvez, não tivesse outra forma, além da que é oferecida pela campanha, de obter esse resultado, não tem preço”.
A percepção do público
Dr. Octávio, do Labcenter, acredita que “estamos vivendo em uma época em que a associação da imagem de uma empresa está vinculada a todas as situações na qual ela se encontra. Então, se estamos propondo a facilidade do acesso à saúde, atuando com amor no que fazemos, respeito, ética e responsabilidade social, a tendência é que seja recíproco o pensamento da sociedade”. De fato, a percepção do público é um dos grandes benefícios das ações voltadas para o setor.
Colaboradores do Labcenter em ação social
Por fim, o Dr. Flávio do CENAC percebe que “as pessoas reconhecem nossa dedicação para com a saúde da população e nossa preocupação com os cuidados para a comunidade”.
Nesse sentido, as adesões das campanhas são um forte indício de que o laboratório está realizando um bom trabalho na comunidade. Elogios, mídia espontânea e crescimento de público nos eventos também são bons termômetros para as ações sociais.
E aí? Já está promovendo algumas ações sociais em prol da sua comunidade? Caso a resposta seja não, abrace o quanto antes essa causa. Afinal, como afirma a Dra. Valéria, “doar é o primeiro passo para receber”!