Parte 1 - Identificando o momento atual
Na vida, frequentemente, é preciso reavaliar nossa trajetória. Refletir sobre nossas crenças, investigar se ainda nos representam e, principalmente, se estão nos conduzindo até onde queremos chegar. A realidade é dinâmica, e reinventar-se é necessário o tempo todo. Se na vida pessoal é assim, o mesmo vale para qualquer empreendimento, e vale também para o seu laboratório.
Não se trata de renegar a tradição nem os valores dos quais você se orgulha. Mas trata-se de não permitir que esses códigos se transformem em fatores de engessamento e até de retrocesso em seu desempenho empresarial. A cultura organizacional deve ser revista periodicamente para oxigenar os processos, metas, papéis, comunicação entre setores, e outros elementos enraizados ao longo do tempo. Sempre surgem novas necessidades, novas expectativas, novas tecnologias que desafiam o apego aos velhos hábitos. Seus colaboradores de hoje podem não responder aos mesmos estímulos do passado. Seu público de hoje pode não ser o mesmo público lá do início. E a tudo isso, você precisa responder com visão e versatilidade. Mudar nunca é fácil, mas vamos te ajudar com algumas diretrizes pontuais para embarcar com sucesso nessa aventura. Acompanha:
Reconheça sua cultura atual
“Reconhecer”, conhecer-se novamente, pode ser muito interessante. Uma vez que sua cultura empresarial é algo profundamente internalizado, procure olhar em torno como se nunca tivesse visto antes. Analise desde as interações entre pessoas até a forma como são conduzidas as tarefas. Como seus colaboradores se relacionam entre si, e com os clientes? Como eles reagem às demandas da gestão? O que parece motivá-los, aumentar seu engajamento, e o que parece deprimi-los e desestimulá-los? Ouça, sobretudo, o que eles têm a dizer, não apenas literalmente, mas nas entrelinhas. Há assuntos que nunca são abordados, existem “tabus”, existe ansiedade nas relações? Ou eles parecem à vontade, expressivos, e comunicam essa tranquilidade ao ambiente? Eles comentam espontaneamente sobre os assuntos de interesse e as metas do laboratório, ou permanecem apáticos, envolvendo-se apenas o estritamente necessário para suas funções? Se você detectar gargalos na fluência tanto das demandas como da comunicação, algo pode estar precisando mudar.
Visualize a cultura que deseja promover
Depois de identificar o que já não serve aos seus interesses, descubra quem você quer ser daqui por diante; do contrário, como vai chegar lá? Repense indicadores de produtividade, engajamento, qualidade, satisfação. Se no primeiro passo você olhou para dentro, olhe agora para fora, e perceba quais são as demandas e os valores mais caros à sociedade neste momento. Por exemplo, é a impessoalidade, a agilidade e a excelência tecnológica? Ou é o acolhimento, a empatia, o detalhe, a proximidade? O que dizem os clientes?
Um exercício interessante para auxiliar no desenvolvimento da nova imagem da cultura empresarial é revisar missão, visão e valores, pois eles são os melhores guias de conduta para todos os envolvidos. Experimente listar quais valores são mais importantes para você neste momento, indague-se porque eles não são compatíveis nem acessíveis com sua cultura organizacional atual, e parta para a ação depois de perguntar-se: - O que é preciso para criar a cultura desejada pela organização?
Comece a mudança
Vencer a inércia é sempre o passo mais difícil. Numa empresa com cultura organizacional já estabelecida, para mudar, as pessoas devem anular os valores, os pressupostos e os comportamentos anteriores há muito arraigados, para que possam aprender os novos. E para isso, todos os setores, alçadas e escalões do laboratório devem ser informados, mobilizados e passar por reciclagem.
Esteja preparado para ouvir, principalmente dos colaboradores mais antigos, afirmações como “eu sempre fiz assim”, ou “isso não vai fazer diferença”, ou ainda “já tentamos e não deu certo”. Muita calma e diplomacia nessa hora! Essa etapa é tão importante, que dedicamos a ela toda a segunda parte deste artigo, que você poderá conferir aqui. Segue com a gente neste assunto!
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