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Principais Áreas de Melhoria no Laboratório




Melhorias consistentes, para aprimorar os serviços do laboratório, são fundamentais para o crescimento sustentável e a perpetuidade dos negócios. Já próximo ao fim do trimestre, período em que a maioria dos colaboradores tira as merecidas férias, é tempo de verificar quais são os principais pontos de melhoria que podem contribuir para o bom funcionamento do laboratório. Nesse sentido, para auxiliar nossos leitores, preparamos uma lista com as áreas que regularmente precisam de atenção. Confira!


Processos Internos



A transparência dos processos internos garante que a empresa consiga manter um bom nível de trabalho, mesmo em períodos de contingências como a saída de um colaborador ou a licença maternidade. Ser transparente significa documentar processos críticos, comunicar-se de maneira eficaz e testar, monitorar e aprovar os processos para manter tudo funcionando corretamente. Além de reduzir as falhas de comunicação, a melhoria nos processos pode trazer mais dois benefícios: (1) redução de custos, mantendo o nível de qualidade; e (2) aumento da eficiência operacional, mantendo os níveis de serviço de primeira linha.


Para fazer possíveis melhorias nos processos internos da empresa, revise o POP (Procedimento Operacional Padrão) de cada atividade na área técnica, e aproveite para aplicar o mesmo princípio nas áreas menos eficientes. Caso queira descobrir como conduzir um processo de melhoria no laboratório, veja uma de nossas pautas sobre o assunto, clicando aqui.



Revisão dos clientes/Convênios atendidos


Um olhar mais atento para o faturamento do laboratório pode levar o gestor a enxergar os convênios que não são tão rentáveis, e cujos processos de pagamento se mostram morosos ou com muitas glosas envolvidas. Nesses casos, convém ao gestor responsável avaliar se tais convênios são realmente imprescindíveis para o negócio, e qual seria o impacto de perdê-los.


É importante lembrar que o número de pacientes atendidos pode ser uma métrica de vaidade, caso a margem de contribuição dos valores pagos esteja próxima ou abaixo da viabilidade econômica. Para se aprofundar mais sobre o tema, leia outra de nossas pautas, clicando aqui.


Por outro lado, alguns convênios, cujo credenciamento estava suspenso, ou cujo ingresso foi negado para o laboratório, podem ter abertos novos processos de cadastro. Portanto, invista algum tempo para mapear empresas e operadoras de saúde que possam contribuir com o faturamento saudável do seu estabelecimento.



Revisão dos fornecedores


Os fornecedores são uma parte indissociável do sucesso do laboratório. Por isso, mais do que procurar o melhor preço nas negociações de insumos, procure cercar-se de empresas que prestam bom atendimento e que cumpram prazos de entrega. Dessa forma, você poderá ter uma gestão de estoque mais eficaz e com melhores compras.


Além dos insumos, considere adquirir tecnologias de informação e ferramentas de análise mais robustas, pois elas são necessárias para entender melhor os dados do laboratório e por fornecer maior valor para hospitais, médicos, operadoras de saúde, pacientes e empresas parceiras.



Marketing


As estratégias de marketing necessitam de revisão e melhorias para que o laboratório se mantenha relevante, pois repeti-las por um período longo de tempo pode fazer com que percam a efetividade. Entenda quais são os seus diferenciais frente à concorrência e utilize as mídias sociais e tradicionais para comunicá-los a seus clientes.


O ambiente do laboratório também é um ótimo espaço para divulgação, e deve ser usado para fidelizar os clientes que já frequentam o laboratório. Em todos os pontos de contato com o público, busque entregar um serviço de excelência e com materiais de apoio de qualidade.


Procure utilizar ainda os dados de suas redes sociais para reconhecer seus pontos fortes, e verificar as dificuldades e os pontos de melhoria que o público percebe na comunicação com o laboratório. Revise os comentários e as avaliações feitas no último período e concentre-se em melhorar a percepção de valor do laboratório para o público.



Ao examinar os pontos de melhoria do laboratório, verifique se eles podem garantir ainda mais eficiência aos seus negócios. Além disso, analise se os seus investimentos agregam valor para o cliente.


Faltou algum ponto que não listamos na pauta? Então, compartilhe conosco!

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