Depois de falar sobre Tendências da Gestão Laboratorial e as Tendências do Paciente de Laboratório, fazemos o fechamento do mês temático do Aceleralab abordando as Tendências de Marketing para o segundo semestre de 2018, para aqueles laboratórios que desejam atrair mais pacientes, ou fidelizar o seu público.
O mundo do marketing está em constante mutação, moldado pela rapidez com a qual as redes sociais se tornam cada vez mais imprescindíveis na vida do paciente, alterando a forma de pensar e seus hábitos de consumo. É difícil encontrar um caminho certo para se seguir, mas pensando nisso, realizamos um estudo ao longo dos últimos 3 meses para descobrir quais possíveis tendências se estenderão até 2019.
Aproveite essas informações que estamos concedendo em primeira mão e crie uma estratégia poderosa de marketing.
Qual é o seu grande diferencial? Seja o melhor do mercado com ele.
Toda a empresa resolve um problema particular do cliente melhor do que a concorrência. Você é o mais rápido, com mais qualidade e conveniência ou com o melhor preço? Por mais que o gestor tente sempre pisar ao mesmo tempo nestes 3 diferenciais, a verdade é que é praticamente impossível sair financeiramente ileso dessa estratégia. A imagem abaixo resume isso bem:
É impossível ser bom (good), barato (cheap) e rápido (fast) ao mesmo tempo.
Por isso, você precisa escolher um diferencial maior e espalhar isso para os quatro cantos do mercado.
A azul linhas aéreas é a companhia mais pontual.
A apple garante que seus produtos são de alta qualidade.
A ferrari é especializada em carros de luxo.
A Volkswagen possui carros populares que atendem bem às necessidades do público: Volkswagen em alemão significa carro do povo.
Selecionar o melhor diferencial competitivo que você possui, e fortalecê-lo perante o mercado, tem tudo para se tornar uma grande tática para combater a concorrência nos próximos meses, principalmente para aqueles que desejam fugir da política de preços baixos.
Impulsionar posts não é suficiente para trazer resultados
Com a era da informação em que os dados dos pacientes se tornam mais acessíveis, é mais fácil oferecer conteúdos relevantes à comunidade. Mas postar no facebook 5 vezes por semana, impulsionar mais de 300 reais por mês e aparecer insistentemente na timeline do facebook ou instagram do seu paciente, com conteúdos que não são pertinentes ou que não contribuem de nenhuma forma para a sociedade, pode ser um grande tiro no pé.
O que o seu paciente quer saber? Quais informações interessantes sobre saúde você pode disponibilizar na rede? Como você pode contribuir para a vida dele e de quem ele ama ser melhor?
Os pacientes estão nas redes sociais para acompanhar a vida dos seus familiares e amigos, portanto se você quer chamar a atenção positivamente dele nos próximos meses, seja relevante. Não basta aparecer na rede social.
Pequenos videos no lugar de folderes
Veja alguns motivos do por que a comunicação audiovisual está se tornando uma tendência crescente:
1. Vídeos são mais atrativos: melhor do que segurar um folder repleto de texto e que não capta nenhuma atenção, é assistir um vídeo bem construído, ainda mais quando se está sentado na espera da recepção de um laboratório. Você pode inclusive passar imagens da área técnica, reforçando a sua qualidade.
2. Os vídeos potencializam a relevância das informações: Os vídeos permitem explicar histórias, apresentar informações e ilustrar com imagens mais coloridas, facilitando, assim, que o conteúdo seja mais objetivo e compreensível. No texto, nem sempre conseguimos expressar as emoções adequadamente, e precisamos estender explicações que com simples imagens seriam entendidas.
3. O conteúdo dos vídeos é absorvido melhor pelo usuário: devido a sua interatividade e atratividade, os vídeos tendem a ser melhor compreendidos pelo usuário, acarretando em uma melhor fixação da marca.
Quanto mais conveniência, melhor
As pessoas gostam de ter as coisas facilitadas. No mundo de hoje, graças a tecnologia, não é mais necessário sair de casa ou ligar através do telefone para adquirir um produto e serviço. As compras online acostumaram os usuários com experiências mais convenientes do que nunca.
E o que o seu laboratório está oferecendo de conveniência? Já falamos de várias conveniências por aqui:
Planos de fidelidade que geram desconto ou crédito
Fila especial para pacientes VIPs ou que agendem com antecedência seus exames
Desjejum
Estacionamento facilitado
Resultados Online
Site com informações acessíveis
Atendimento por Whatsapp
Pagamento em cartão
Planos de check-up personalizados
É vital que os proprietários de laboratório percebam que, quanto mais fáceis as coisas forem para seus clientes, mais bem-sucedidos serão seus negócios.
Distração da criança ao adulto
Muitos laboratórios já possuem um espaço Kids para os seus pacientes mirins, mas os adultos acabam lendo revistas rasgadas e com notícias do ano passado. Uma grande oportunidade é perceber qual é o maior público do laboratório e oferecer um espaço que proporcione uma boa experiência para eles.
Nessa hora, vale pensar em um espaço mulher - para gestantes e mulheres ficarem mais confortáveis em exames invasivos, um espaço para a terceira idade, com acesso facilitado e jornais do dia, ou qualquer outra ideia que comunique diretamente com o seu público.
Inovações são sempre bem-vindas
Muitos laboratórios já entenderam como funciona a “lei de mercado”. As inovações sempre geram um retorno positivo para o laboratório, principalmente se bem divulgadas. Quando você inova na cidade, adquirindo para o laboratório um visualizador de veias de última geração, você mostra que o seu laboratório tem uma estrutura que o seu concorrente não tem. Mas, depois de um tempo, o seu concorrente pode também adquirir um leitor de veias, e sua inovação virou o “senso comum” entre laboratórios da região. É a hora de se utilizar de uma inovação novamente, como um óculos de realidade virtual, ou até mesmo um novo processo que facilite a vida do seu paciente. Lembre-se: inovações nem sempre precisam custar caro.
Apoio a saúde preventiva
Muitas operadoras de saúde já estão estruturando mudanças elementares nas suas formas de remuneração ao laboratório, focando muito em prevenção. É nesse momento que você deve fazer a sua parte e utilizar folders de check-up, retirada de dúvidas, estímulo a visita ao médico. Essas ações estimulam os pacientes a cuidarem da saúde com outros profissionais, e não apenas ir no laboratório.
Microinfluenciadores também servem para laboratórios
Você já deve ter ouvido falar de novos “youtubbers” e “instagrammers”, pessoas que faturam milhões com os vídeos que postam nas redes sociais. É a tendência mundial de estímulo ao consumo, onde a remuneração deles é baseada muito mais em conteúdo patrocinado do que em monetização por visualizações. O que talvez você não tenha se dado conta é que existe pessoas influentes na sua região que podem fazer um trabalho conjunto de divulgação do laboratório, como micro eventos, programa de rádio, entre outros, e o melhor: muitas vezes por um preço muito mais competitivo que anunciar nas mídias tradicionais.
Relacionamento com o mercado da saúde
Para ampliar os horizontes do laboratório, é preciso unir forças. Todo o mercado da saúde está passando por reestruturações, e é o momento perfeito para mostrar para que o seu laboratório foi criado. Estreite seus laços com médicos, nutricionistas, instrutores de academia e faça com que você seja lembrado em todos os públicos que se relacionam com qualidade de vida e temas ligados à saúde física. Promover a união dos setores de saúde é uma excelente forma de usar o Marketing ao seu favor.
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Se você ainda tem dúvidas do que deve fazer para atrair e reter pacientes, conheça o Núcleo de Apoio de Marketing para Laboratórios, o Aceleralab.marketing. Preencha o formulário de contato e entenda melhor sobre o projeto que tem como objetivo oferecer Marketing para pequenos e médios laboratórios, com a qualidade dos grandes players, preços competitivos e com a segurança de quem conhece o mercado de análises clínicas. Clique aqui para saber mais!
Mas atenção: as vagas são limitadas!